O clipe com direção de Zeferina e do Coletivo Estúdio NOIS, faz parte da websérie NÓIS COM VIDA, filma artistas independentes e periféricos para mostrarem sua musicalidade_Foto_Lucas Coruja_Divulgação
A cantora, compositora e poeta Zeferina lança o remix com clipe de “São Jorge Guerreiro”, um feat com a também cantora, compositora e rapper Tássia Reis, na sexta feira, 23 de abril, Dia de São Jorge, pelo selo ybmusic. O remix é um trabalho com o produtor musical Caio Zan. A estreia acontece ao meio dia do desta sexta (23) no canal da Coletivo Estúdio NOIS.
A composição é inspirada nos valores ancestrais que fundamentam a religiosidade afro-brasileira, faz menção direta e especial ao orixá Ogum, que no catolicismo é representado por São Jorge, um dos mais populares santos do mundo. “Esta música retrata a fé que é evocada para superação de situações adversas da vida. A arte é cura e transcende através da música. A diversidade e a inovação são expansões nas travessias da nossa diáspora”, explica a artista.
Lançamento – O lançamento, que já teve a versão original produzida por Chapinha e Jura Max do Samba Vela, vem completamente repaginada. “Os processos de gravação foram bem diferentes. Uma foi gravada como roda de samba, na sala de uma casa mesmo, com a energia presencial de cada músico. Agora, neste momento que vivemos, isso já não é mais possível. A estética eletrônica foi o caminho que encontramos, com uma construção focada em timbres e sons além do limite orgânico. Na nova versão, há uma conexão com a parte urbana do trap, hip-hop, mas mantendo ainda a energia ancestral que vem da Bahia de todos os santos – o Samba Reggae, o Bahia Bass, com uma estética contemporânea e sons mais fortes, um pouco mais agressivos, transmitindo essa força do Orixá Ogum”, salientou Zeferina.
A também cantora e compositora Tássia Reis, amiga de Zeferina, é a convidada para este feat. A escolha da rapper se deu neste momento de grande foco na produção artística de mulheres negras, o motivo foi “empoderar e representar São Jorge e Ogum através da mulher afro-brasileira com uma nova estética contemporânea”.
O clipe com direção de Zeferina e do Coletivo Estúdio NOIS, faz parte da websérie NÓIS COM VIDA, filma artistas independentes e periféricos para mostrarem sua musicalidade. O projeto foi contemplado pelo Programa de Valorização a Iniciativas Culturais da Secretaria Municipal de São Paulo em 2019.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações assessoria da cantora