A Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos deu início no mês de abril à campanha Tsuru (ave japonesa, símbolo de paz, saúde e sorte) a ação, desenvolvida de maneira sustentável através das dobraduras de papel, envolveu de forma remota os usuários e as equipes dos 13 CRAS e Centros de Convivência da Juventude, do Idoso e da Família (CCJ, CCI e CCF), com foco em manter os vínculos e a convivência comunitária.

Diante da pandemia, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) adotou, para este ano de 2021, a Esperança como temática de suas atividades. Em abril, a Assistência Social trabalhou o tema “sonhar uma sociedade mais justa e pacífica”. Para isso, foi estudado os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) “Paz, Justiça e Instituições eficazes” e lançada a campanha Tsuru. A lenda japonesa diz que a cada 1.000 tsurus de origami um desejo será realizado, por isso, essa foi a meta estabelecida na campanha, para possibilitar este sonho de um mundo melhor.

Online – A ação foi divulgada por meio dos vídeos compartilhados nos grupos de SCFV. “A campanha não tem uma data específica para terminar, mas ao final de abril, já haviam sido confeccionados os 1.000 tsurus propostos, possibilitando o desejo coletivo de um mundo melhor”, afirma a assistente social Fernanda dos Santos.

Por meio do trabalho remoto e dos vídeos compartilhados nos grupos de whatsapp, também é abordado outros temas escolhidos pela equipe do SCFV para o trabalho socioeducativo, reforçando os vínculos, a convivência comunitária e buscando prevenir situações de vulnerabilidade social.

Os tsurus decoraram as unidades de atendimento da Assistência Social, levando mensagens de paz e esperança. “Assim, de uma forma simbólica e lúdica, a campanha mostra que, se cada pessoa fizer a sua parte, é possível alcançar este sonho de um mundo mais sustentável, de paz e justiça”, finaliza Fernanda dos Santos.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS

Deixe um comentário