- Trabalhadores da Usina Itajobi no dia que votaram pela a aceitação do Acordo_foto_Sindalquim
O Sindalquim (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Químicas e Farmacêuticas) finalizou o acordo coletivo com 7 usinas da região e os trabalhadores destas unidades receberão os salários reajustados e o novo valor do Tíquete Alimentação no próximo pagamento.
Segundo Ilson Martins, secretário geral do Sindalquim, o percentual acordado foi de 7% para os salários e o tíquete alimentação tiveram reajuste entre 11 e 12% – “A diferença do índice oficial do INPC (7,59%) foi repassado ao tíquete alimentação”, salientou Martins.
Os acordos firmados foram com as seguintes empresas: Usina Colombo – unidades de Ariranha, Palestina e Santa Albertina, Usina Tietê – unidades de Paraíso e Ubarana, Usina Nardini e Usina Itajobi.
Em todas estas os trabalhadores receberão os novos salários e tíquetes já no próximo pagamento que acontece no inicio de junho.
Em aberto – as negociações ainda em aberto das outras oito unidades vão ter prosseguimento nos próximos dias – diretores do Sindalquim irão até as unidades para entregar boletins e fará uma conversa com os trabalhadores. Segundo o sindicalista o sindicato quer a reposição da perdas salariais – “Vamos estar com um carro de som nas empresas que ainda não fecharam o acordo – na hora que vocês (trabalhadores) chegarem e verem o carro de som permaneçam dentro dos ônibus por questão de segurança (contra a Covid) – nós vamos estar passando para vocês qual o andamento da negociação na unidade”, salientou Martins.
Boletins – Todas as usinas serão visitas para a entrega de boletins informativa sobre como os acordos foram fechados para que todos os trabalhadores tomem ciência do que foi acordado.
Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal do Trabalhador