O Siticom (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário) já participou de duas rodadas de negociação das tratativas do setor de Móveis deste ano.
Segundo Nelson Ioca, presidente do sindicato, na primeira conversa foi garantida a data base (1º de maio) e na segunda foi apresentada a proposta de reajuste onde no final foi definido um pedido de 10% – sendo 7,59% que é a inflação do período – INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) mais a diferença deste percentual até chegar os 10%.
“Estamos aguardando uma resposta do patronal até o final deste mês, caso não acontece algo de concreto não está descartada a negociação de empresa por empresa”, salientou Ioca.
Construção Civil – por sua vez as negociações do setor da Construção Civil estão mais complicadas, pois na capital um Acordo com a reposição da inflação 7,59% foi firmado parcelado em duas vezes. Essa decisão acaba atrapalhando as tratativas de todo a restante do Estado. “Vamos esperar um pouco mais, porém tudo indica que podermos ter que negociar de forma individual também”, finalizou o presidente do Siticom.
Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal do Trabalhador