O Sindicato dos Motoristas de Rio Preto e região, concluiu as assembleias com os motoristas do transporte coletivo urbano das empresas: Circular Santa Luzia e Expresso Itamarati no qual à maioria dos trabalhadores aprovaram a proposta para o fechamento do Acordo Coletivo deste ano.

Segundo Rogério Moraes, secretário administrativo do sindicato,  as assembleias tiveram inicio no final da tarde de quinta-feira (15) e na madrugada, período da manhã e começo da tarde desta sexta (16) onde houve uma grande aceitação por parte dos trabalhadores das duas empresas. Por sua vez a consulta continuará na segunda (19) e terça-feira (20) em assembleias com os trabalhadores do setor de fretamento que também fazem parte desta negociação.

As tratativas vem acontecendo há alguns meses e teve seu momento decisivo está semana onde após o anúncio do Estado de Greve e uma possível paralisação da categoria nesta sexta-feira (16) – com a pressão as empresas acataram uma nova proposta do sindicato de reajuste dos 7,59% (INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor – do período) – sendo que serão 2,59% retroativo a 1º de maio data base da categoria e os outros 5% restantes a partir de 1º de setembro – além de 13% de reajuste no Tíquete Alimentação.

Após a conclusão das assembleias o sindicato vai levar o resultado final para as empresas.

Histórico – Inicialmente o patronal fez uma proposta de zero por cento de reajuste e a retomada da negociação somente em novembro – na sequência houve uma proposta de apenas 5% devidos em duas vezes – ambas foram rejeitadas pelo sindicato – no dia 08 de junho a categoria por meio de assembleia aprovou pedido de 7,59% nos salários mais 10,05% no Tíquete. Por sua vez as empresas chegaram a propor 7,5% porém divido em três vezes sendo 2% em outubro, 2% em janeiro de 2022 e 3,5% apenas em abril de 2022. Após essa última proposta que a categoria ameaçou uma greve geral fato que forçou eles a melhorarem a proposta que está sendo analisada pela categoria por meio das assembleias.

Suburbano e rodoviário – As negociações do transporte de passageiros: suburbano e rodoviário continuam acontecendo e estão bem avançadas segundo o sindicalista e devem ter novidades nos próximos dias já que as tratativas estão acontecendo.

Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal do Trabalhador

 

Deixe um comentário