Permanece em execução a ação Aquecendo Vidas, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em conjunto com o Albergue Noturno e a Comunidade Só Por Hoje para a oferta de cobertores às pessoas em situação de rua durante o inverno. A ação também resultou para a criação do Acolhimento Imediato e Emergencial, iniciado em 1º de julho, com o alojamento provisório no ginásio Antônio Natalone, que fica na Avenida Duque de Caxias, às margens do lago 2 da Represa Municipal.
Inicialmente, a capacidade do local foi programada para receber 40 usuários, mas a quantidade de vagas foi ampliada devido o aumento da demanda. Atualmente, cerca de 80 pessoas pernoitam no local, com direito a banho, kits individuais de higiene e alimentação.
Os acolhidos ficam no alojamento das 18 horas às 7 horas do dia seguinte.
“Com a previsão de nova frente fria para a região e com o aumento da demanda antes mesmo das baixas temperaturas, esperamos que ainda mais usuários busquem o acolhimento. A ação em parceria faz toda diferença na oferta de serviços e proteção social às pessoas em situação de rua”, salientou a secretária interina da Assistência Social Carla Ávila.
O trabalho de sensibilização para a saída das ruas é feito diariamente pelas equipes de abordagem social e será intensificado nesta semana devido à chegada da frente fria.
Apoio – A ação conta com o apoio do Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, da Pastoral do Povo em Situação de Rua e da Comunidade Só Por Hoje, além do Fundo Social de Solidariedade, da Guarda Civil Municipal (GCM) e das secretarias de Esportes e de Saúde.
Outros Espaços de Acolhimento – Existem também o Albergue Noturno (com 48 leitos) e a Casa de Cirineu (com 85 leitos), que são as duas instituições permanentes de acolhimento às pessoas em situação de rua no município de Rio Preto.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS