A Defesa Civil de Rio Preto realizou nesta terça-feira (3), uma palestra com representantes de cidades da região, a fim de coordenar de maneira mais integrada a prevenção e gestão de riscos e desastres. O evento ocorreu em ambiente on-line e transmitido ao vivo pela internet, tendo a participação direta de 51 pessoas de 37 cidades.

“Este é um ato importante e fundamental. À medida que dialogamos mais, temos a possibilidade de acertarmos mais. Teremos muito em breve a nossa região metropolitana, com sede em Rio Preto e, por isso, temos que pensar no coletivo, pensar a região como um todo”, salientou o prefeito Edinho Araújo (MDB), que participou do evento direto de seu gabinete. Ele também propôs a criação de uma Defesa Civil Metropolitana, que atue de maneira mais integrada.

A palestra foi ministrada pelo diretor da Defesa Civil de Rio Preto coronel Carlos Lamin, e contou com a participação de outros integrantes do órgão, como Sueli Veloso, José Carlos Sé e Ferdinando Ramos. O diretor do departamento estadual de proteção e defesa civil tenente-coronel Fauzi Salim Katibe também teve a palavra, representando o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado Walter Nyakas Júnior.

Lamin apresentou informações sobre conceitos, gestão e ciclos da Defesa Civil e destacou a importância do mapeamento de situações de risco e elaboração de um plano de contingências, incluindo ações de prevenção e resposta a situações de emergência. O diretor da Defesa Civil afirmou que há riscos comuns que incidem em diversas cidades da região. “Um exemplo é a malha ferroviária. A linha férrea passa por várias cidades e é um risco conhecido, para o qual precisamos ter um plano, coordenado com a concessionária da ferrovia”, disse.

Durante o evento, foi apresentado o Plano Local de Resiliência de Rio Preto e a adesão do município ao programa Cidades Resilientes, da Organização das Nações Unidas (ONU). Lamin estimulou outros municípios a aderir ao programa e colocou a Defesa Civil de Rio Preto à disposição para orientações no processo.

A íntegra da transmissão on-line está disponível no canal da Prefeitura de Rio Preto na plataforma Youtube, pelo endereço https://youtu.be/DEyT1B9hYUg.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS

Deixe um comentário