O Hemocentro do Hospital de Base continua convocando a população para fazer o cadastro de doadores de Medula Óssea – hoje uma mudança nos requisitos para poder se cadastrar está dificultando a ampliação deste quadro – agora segundo novo regramento apenas para pessoas com idade entre 18 e 35 anos – anteriormente a idade limite era de 55 anos.
Segundo Barbara Cabreira, chefe do setor de Captação do Hemocentro do HB, por conta desta mudança eles estão tendo uma grande dificuldade para conseguir novos doadores.
Estudos feitos mundialmente demostraram que o transplante feito com a Medula de pacientes nesta faixa etária de 18 a 35 anos é mais satisfatória – e o paciente que recebe a doação consegue se recuperar com mais sucesso – Outro ponto do porquê da mudança é para que o Brasil se enquadrar novo regramento internacional.
As pessoas que ficam no cadastro poderão ser chamadas caso sejam compatíveis com algum paciente que necessite do procedimento hoje a probabilidade de encontrar um doador compatível é de 1 para 100 mil. Isso porque depende do grau de diversidade genética da população, ou seja, o grau de miscigenação. No Brasil a localização de doadores compatíveis é mais difícil, devido à grande miscigenação. Daí a necessidade de um grande número de brasileiros cadastrados.
São cerca de 30 doenças que podem ser tratadas sendo a principal delas em pacientes que fazem quimioterapia e caso não consiga a cura terá a necessidade de um transplante.
Agilidade – O cadastro é rápido e fácil e poder ser feito por meio do site www.redome.inca.gov.br ou pessoalmente no Hemocentro do HB de segunda a segunda das 7 às 13 horas na Avenida Jamil Feres Kfouri, nº 80 – Jardim Panorama.
Lendas – Barbara desta que existe diversos mitos que precisam ser desmistificados dentre eles que vai ter que pegar um pedaço do osso para fazer o cadastro, ela destaca que isso não existe – a pessoa vai preencher uma ficha cadastral e colher 4 ml de sangue da veia do braço – posteriormente esse exame vai para banco de dados universal – e caso você seja compatível com algum paciente que necessite a pessoa cadastrada será novamente chamada.
Tipo de Doação – Existem dois tipos de doação: um e aspiração diretor do osso – onde é aspirado o liquido que está dentro do osso que é a Medula Óssea procedimento esse que é feito em centro cirúrgico. E o segundo e mais comum hoje é a doação pela técnica de Aferes que é igual uma doação de sangue – onde o paciente toma uma medicação para estimular aquele líquido sair do osso e ir para a corrente sanguínea – onde a doação acontece por meio da veia do braço e é super rápido segundo a chefe do setor de Captação do Hemocentro.
Mais de 35 anos – as pessoas idade entre 36 e 55 anos que já estavam cadastradas anteriormente a novo regramento continuam valendo e podem ser chamadas a qualquer momento caso sejam compatíveis para uma doação de Medula Óssea.
Dados atualizados – por conta de a compatibilidade ser muito difícil é importante as pessoas que já estão cadastradas sempre manterem seus dados atualizados – atualização essa que pode ser feita pessoal no Hemocentro ou no site www.redome.inca.gov.br
Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação DHoje Interior