A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto promove a Campanha Setembro Amarelo – de Valorização à Vida e Prevenção ao Suicídio, em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) e as Faculdades Unilago, Unip e Famerp. A campanha é anual e este ano tem como tema “Criando Esperança por meio da ação”. Durante todo o mês, as Instituições envolvidas com a campanha vão fazer atividades presenciais, on-line e divulgar materiais nas redes sociais que abordem o tema e conscientizem sobre a importância de buscar a ajuda de especialistas em situações de sofrimento.

“A pandemia restringiu as ações mais coletivas, mas a relevância do tema é reforçada por todas as situações de perdas e sofrimentos ocorridas em toda a sociedade. Os esforços são para alcançar públicos diferentes, de todas as idades e em todas as regiões da cidade, aproveitando ao máximo os espaços públicos, educacionais e midiáticos para a campanha”, explica a gerente de Saúde Mental Especializada, Daniela Pavan Terada.

As atividades desenvolvidas durante a campanha vão abranger os hábitos e atividades que promovem bem-estar e saúde mental, a importância de buscar ajuda e apoio nas situações de sofrimento, a identificação dos sinais que um suicida emite, a prevenção e a divulgação dos canais de atendimento existentes na Saúde e comunidade. “Daremos atenção especial aos trabalhadores da Saúde e para profissionais em formação, destacando a importância da prevenção ao suicídio e da promoção de saúde mental e qualidade de vida”, afirma a gerente.

Serviços de Saúde gratuitos – A rede pública de saúde de Rio Preto conta com infraestrutura e profissionais aptos para atender pessoas em situação de sofrimento e vulnerabilidade. Nessa situação, em que há risco contra a própria vida, recomenda-se que a pessoa ou um familiar/amigo busque ajuda e orientações nas Unidades Básicas de Saúde do município e nos Centros de Atenção Psicossociais (Caps). Os casos de maior gravidade são encaminhados ao serviço de Emergência Psiquiátrica.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS

 

 

Deixe um comentário