A 58º Expo Rio Preto – Edição Especial Julgamentos  – acontece entre os dias 29 de setembro a 3 de outubro no recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto.

A solenidade de lançamento aconteceu nesta quinta-feira (16) no gabinete do prefeito Edinho Araújo (MDB) e Expo terá na sua coordenação geral da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, coordenação institucional da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto) e a inédita coordenação das raças zebuínas pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e também conta com o apoio institucional da Unirp (Centro Universitário de Rio Preto).

“A realização da EXPO 2021 tem um importante simbolismo no setor agropecuário porque traduz a retomada da economia, após um período difícil que passamos com a pandemia, tendo ainda que tomar todos os cuidados e cautela porque a covid ainda não acabou. Assim, é momento de comemorar mais esta edição da nossa tradicional EXPO Rio Preto”, salientou o prefeito.

A grande novidade neste ano é a parceria com a ABCZ, a maior representante das raças zebuínas. “Estar na EXPO Rio Preto é promover as raças zebuínas e divulgar ainda mais o trabalho da ABCZ. É mostrar a potencialidade das raças e o comprometimento que temos com o pecuarista na sustentabilidade, geração de renda, a tradição do homem do campo e a responsabilidade com produção de alimentos e segurança alimentar para com nossos parceiros comerciais exportadores que demandam carne e leite”, declarou Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

Nove raças de gado de corte e leiteiro deverão participar do evento: Nelore Padrão, Nelore Mocho, Tabapuã, Guzerá, Indubrasil, Simental, Simental Leiteiro, Gir Leiteiro e Girolando. Além disso, as raças de equino Mangalarga Marchador e Mangalarga Paulista também se apresentam na feira.

A expectativa é de que mais de 900 animais passem pelo Recinto de Exposições nos cinco dias de evento. Os julgamentos de raça serão transmitidos em tempo real pela TV Rodeio, Canal ABCZ e site da Prefeitura.

“As associações de criadores de raças bovinas e equinas entram como parceiras técnicas e serão responsáveis pelos julgamentos, torneio leiteiro e outras atividades para difusão da pecuária”, disse o secretário de Agricultura Pedro Pezzuto.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS

Deixe um comentário