A rede municipal de ensino de Rio Preto retomou nesta segunda-feira (20) as aulas presenciais em todas suas unidades escolares, com capacidade de atender 100% dos alunos que optaram pelo retorno desde que respeitem o distanciamento de um metro.

Pesquisa – Neste momento, as famílias escolheram entre o ensino presencial ou o remoto. Cerca de 80% das famílias dos quase 40 mil matriculados da rede municipal manifestaram interesse em retomar as aulas presenciais, de acordo com levantamento feito pela Secretaria Municipal de Educação.

Cuidados – O retorno presencial está seguindo os protocolos elaborados em conjunto com a Saúde e, na maior parte das turmas, há a possibilidade de atender todos os alunos, respeitando o distanciamento. Nas salas em que o espaço não permite esta distância, o atendimento é feito por agrupamentos fixos, que se revezam, semanalmente, de acordo com a programação feita pela unidade escolar. Assim, os estudantes que optaram pelo presencial recebem atendimento, seja diário ou por agrupamentos. As escolas continuam a fazer o atendimento remoto às famílias que decidiram pelo ensino não presencial.

A retomada gradual das atividades presenciais com alunos começou em agosto, com grupos de até 35% dos estudantes do Ensino Fundamental e acolhimento individual na Educação Infantil. Nesta segunda-feira, os alunos foram recebidos também nas escolas de Educação Infantil. Todas as unidades podem atender a totalidade dos matriculados, desde que o espaço comporte o distanciamento mínimo.

A secretária de Educação Fabiana Zanquetta visitou algumas escolas nesta segunda-feira e acompanhou a retomada. “A adesão foi grande e esperamos ter os melhores resultados possíveis dentro desse contexto. Nós planejamos, as escolas se prepararam nos detalhes. Neste primeiro dia da retomada, vimos todo o zelo das equipes em seguir as orientações e também a emoção em receber novamente as crianças”, salientou.

Na Escola Paulo José Froes, instalada na Estância Santa Clara para atender crianças de 0 a 5 anos, o retorno foi tranquilo. “Depois de um ano e meio, é até emocionante ver a escola repleta de crianças de novo. A gente vê a alegria deles de estar de volta no ambiente escolar”, destacou a diretora Erika Alves Feliciano.

Também na Estância Santa Clara, o aluno Matheus Zanusso Genda comemora a volta à Escola Regina Mallouk. “Está sendo muito legal. Nem dormi direito à noite esperando este dia. Estava com saudade da professora, dos amigos, da carteira”, conta.

As 157 unidades da rede municipal de ensino passaram por adaptações para seguir os protocolos sanitários. A Secretaria de Educação investiu cerca de 1 milhão de reais na compra de equipamentos de proteção individual. As famílias foram comunicadas dos protocolos. Também foi solicitado, de maneira veemente, que os alunos com sintomas de Covid-19 ou com casos suspeitos na família ficassem afastados das aulas presenciais.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS

Deixe um comentário