Raças predominantes nos rebanhos brasileiros, Nelore e Nelore Mocho têm presença de destaque na 58ª EXPO Rio Preto 2020-2021 – Edição Especial Julgamentos, realizada até o próximo domingo (03 de outubro), no Recinto de Exposições ‘Alberto Bertelli Lucatto’, em Rio Preto. Os animais já começaram a chegar no recinto de exposições no último fim de semana e receberam os primeiros cuidados. Até o momento, 146 animais nelores desembarcaram no recinto, entre mocho e nelore padrão.

Os julgamentos envolvem cerca de 200 animais de grandes criadores de São Paulo – estado que concentra boa parte dos bovinos desta raça que brilham nas exposições agropecuárias -, além de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. Aliás, a região de São José do Rio Preto também tem participação expressiva, com grandes criadores como Luiz Antonio Silva e César Tomé Garetti.

Segundo Luiz Gustavo Garcia Ribeiro, presidente da Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN), a expectativa em torno da EXPO Rio Preto é grande, principalmente por ser evento oficial do setor após pausa de quase dois anos imposta pela pandemia de Covid-19.

“A EXPO Rio Preto está entre as melhores exposições do ranking nacional, marcada por uma organização e uma estrutura impecáveis. A região de Rio Preto sempre concentrou grandes leilões da raça Nelore por contar com uma boa estrutura hoteleira e de restaurantes. Acredito que com essa retomada, e com o agro e a pecuária aquecidos, teremos grandes leilões e eventos na cidade novamente, em breve”, destaca Ribeiro.

Os julgamentos da raça Nelore envolvem fêmeas e machos a partir dos sete meses de vida, mas há uma categoria especial, a Baby, dedicada a animais de até seis meses e 29 dias. Entre as novidades deste ano está a categoria Fêmea Matriz, voltada exclusivamente para a reprodução.

A Expo Rio Preto – a 58ª EXPO Rio Preto 2020-2021 – Edição Especial tem coordenação geral da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, coordenação institucional da ACIRP (Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto) e a inédita coordenação das raças zebuínas pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). Também conta com o apoio institucional da UNIRP (Centro Universitário de Rio Preto).

A 58ª edição é dedicada exclusivamente para julgamentos de raças, campeonato leiteiro e outras competições do setor. Em cumprimento às medidas sanitárias de combate à Covid-19, não haverá presença de público, sendo fechada para criadores.

Nove raças de gado de corte e leiteiro deverão participar do evento, sendo elas: Nelore Padrão, Nelore Mocho, Tabapuã, Guzerá, Indubrasil, Simental, Simental Leiteiro, Gir Leiteiro e Girolando. Além disso, as raças de equinos Mangalarga Marchador e Mangalarga Paulista também marcarão presença na feira.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS

Deixe um comentário