O prefeito Edinho Araújo (MDB) participou nesta quinta-feira (28), de uma atividade em homenagem aos 54 anos de atividades da Arprom (Associação Rio-pretense de Promoção do Menor). A cerimônia aconteceu na sede da associação, região Central de Rio Preto.

A Arprom oferece aulas de língua portuguesa, matemática, informática, ética, cidadania, marketing e rotinas administrativas. Alunos de ambos os sexos participam de aulas teóricas e são encaminhados às empresas como menores aprendizes. Os contratos firmados com os jovens são de 12 meses e em muitos casos após o final do período de experiência eles são efetivados nas empresas contratantes.

“Temos hoje 500 jovens, 250 no mercado de trabalho e mais 250 em processo de capacitação. Quando chegam até a nossa associação, eles recebem todo o amparo educacional e social, que é extensivo a familiares. O que queremos é formar cidadãos conscientes e colaborar na formação profissional de adolescentes em busca do primeiro emprego”, salientou Waldemar Brentan, presidente da Arprom.

“Ao longo destes 54 anos mais de 30 mil jovens passaram pela associação. Jovens que hoje contribuem e muito para a nossa São José do Rio Preto. Temos uma parceria com a Arprom e por isso são destinados R$ 53 mil por mês para ajudar na alimentação, folha de pagamento e manutenção do Centro de Convivência”, destacou o prefeito Edinho.

O juiz da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto Evandro Pelarin participou das homenagens e disse que o papel da sociedade é inserir esses jovens de forma saudável no mercado de trabalho. “Quando esses jovens chegam até o Fórum por conta de uma ocorrência policial eles são avaliados previamente pelo Núcleo da Infância e Juventude que faz o encaminhamento de cada um deles. Neste estudo é possível verificar que muitos deles não possuem engajamento com a criminalidade. Quando questionados sobre o que desejam a grande maioria afirma que quer apenas uma oportunidade de trabalho e, é por isso, que parcerias com a Arprom e as secretarias da Assistência Social, Educação e Saúde são tão importantes para garantir que eles tenham as mesmas chances que os demais”, disse Evandro Pelarin.

O promotor de Justiça Claudio Santos de Moraes foi um dos alunos da Arprom e fez uso da palavra para lembrar a importância da associação em sua formação. “A Arprom contribuiu muito na minha juventude, na minha adolescência. Aqui aprendi coisas que levo comigo até hoje. Aqui aprendi a conhecer a cidade e a desenvolver trabalhos que colaboraram na construção do homem que me tornei hoje”, relembrou o promotor.

Homenagem – O prefeito aproveitou a oportunidade para homenagear a família do ex-presidente da Arprom, José Vitta Medina, entregando uma réplica da placa ao filho Renato Medina e ao neto Felipe. O trecho que recebeu o nome de José Vitta Medina está localizado na avenida marginal da rodovia BR-153, entre as avenidas José Munia e Juscelino Kubitschek. 

 Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS

Deixe um comentário