A Bicho Prime está conscientizando os donos de pets sobre os cuidados necessários em relação à saúde bucal dos cães e gatos, o objetivo é incentivar a prevenção, a campanha de novembro oferece informações e destaca a importância da avaliação odontológica periódica.
A cada mês, a Bicho Prime prioriza um tema para orientar e conscientizar clientes e tutores que frequentam o pet shop. Neste ano, já foram abordados temas como vacinação, inverno, mês das crianças, entre outros.
A avaliação odontológica periódica é o momento para o tutor aprender, ou aprimorar, a escovação dos dentes do pet. Com a avaliação profissional, doenças periodontais, que afetam 90% dos cães e gatos, podem ser prevenidas ou tratadas ainda no início. E, ao manter a saúde bucal em dia, os tutores contribuem para a saúde geral do pet, evitando que outros órgãos, como pulmão e rins, sejam afetados por infecções originadas na boca, além de prevenirem a falta de apetite causada por problemas odontológicos.
Escovação – A escovação dos dentes dos pets é uma das medidas fundamentais para manter a saúde bucal dos animais. Ao evitar o acúmulo de resíduos de alimentos, a escovação previne a formação de tártaro que, se não for removido, pode causar gengivite. A boa alimentação, o uso de petiscos específicos e a remoção periódica do tártaro durante a consulta odontológica previnem o mau hálito e tornam a vida do pet mais saudável.
As medidas de prevenção abordadas pela campanha da Bicho Prime têm como objetivo principal evitar a gengivite, inflamação da gengiva que leva a falta de apetite. A inflamação da gengiva pode evoluir para sangramento, inchaço, retração e até bolsas de pus entre os dentes, causando mau hálito, dor ao mastigar, obrigando o pet a morder diferente ou, em casos mais graves, deixar de se alimentar.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações Assessiva