Uma das atividades marcantes do mês da Consciência Negra foi promovida no último sábado (13) pelo Centro de Equidade Racial, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR): o Fórum SP Afro Brasil 2021, no Memorial da América Latina, na Capital.

 

De Rio Preto participaram o assessor e coordenador do DEPIR (Departamento de Promoção da Igualdade Racial) Rodrigo Demécio da Silva (da Secretaria de Direitos e Políticas para Mulheres) e membros do Conselho Afro: Elias Viana (Darok presidente), Denise e Ariane (da mesa diretora), ao lado de autoridades estaduais, prefeitos, representantes da sociedade civil.

 

A ideia foi dialogar com as cidades presentes, conectar ações e propor novos caminhos para o desenvolvimento regional e socioeconômico da cultura afro-brasileira, tratar do enfrentamento ao racismo religioso, institucional e estrutural, incentivar o afroempreendedorismo e iniciar articulações com o secretário executivo do Centro de Equidade Racial do governo do Estado Ivan Lima, para promover ações da equidade racial nos municípios.

 

O evento foi realizado pela primeira vez na primeira quinzena de novembro, mês em que é celebrado o movimento negro. Da programação constam painéis, palestras, apresentações artísticas (canções, poemas), desfile de moda e beleza afro, roda de samba, anúncio de novas iniciativas do Governo do Estado de São Paulo.

 

E ele servirá como base norteadora de ações de curto e médio prazo, que objetivem a conscientização e fortalecimento da luta pelo respeito integral e pela legitimidade cultural como forma de resistência da população negra.

 

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS

Deixe um comentário