Com a aproximação do Natal e das festas de fim de ano, o Procon alerta sobre os cuidados necessários para não ter dor de cabeça com as compras de presentes. Entre as principais orientações, está a de se informar sobre a política de trocas das lojas.
“Pelo Código de Defesa de Consumidor, o estabelecimento não é obrigado a trocar o produto, caso o presenteado não goste da cor ou o número da roupa ou do calçado esteja errado. Por isso, vale perguntar para o vendedor antes de finalizar a compra qual a política da loja”, destaca o diretor do Procon de Rio Preto Jean Dornelas.
Segundo ele, também é necessário redobrar a atenção para não cair em fraudes e golpes. “Os golpistas aproveitam esse momento em função do aumento na procura por promoções. Páginas clonadas de grandes lojas são criadas para induzir o consumidor a acreditar em ofertas falsas disponíveis em sites fraudulentos.”
Ele afirma que uma das formas de evitar prejuízos com golpistas é prestigiar o comércio local. “Com a compra física, além de incentivar o comércio do Calçadão, dos shoppings e do comerciante do seu bairro, o consumidor sai com o produto na mão e com a vantagem de verificar a qualidade. No caso dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, é fundamental exigir que sejam testados ainda na loja.”
Compras on-line – Para os consumidores que optarem pela compra on-line, o diretor do Procon cita o direito de arrependimento, que prevê o prazo de sete dias para o consumidor devolver ou trocar o produto. Os custos da devolução ficam por conta do vendedor.
Além disso, ele ressalta a importância de verificar a origem do site com pesquisas em portais de verificação, como o “ReclameAqui” – que oferecem um histórico de qualidade no atendimento com base em depoimentos de outros consumidores.
“É sempre mais seguro o comprador escolher um site de uma empresa conhecida e consolidada no mercado. A atenção precisa ser redobrada.”
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
Fonte: SMCS