A Campanha Janeiro Roxo, que tem por objetivo conscientizar sobre a hanseníase, começou na última segunda-feira (03) e terá programação durante todo o mês para a busca de pacientes com hanseníase.
As ações serão realizadas pela equipe do Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis, em parceira com algumas unidades básicas de saúde, nas seguintes datas e locais:
-05/01/22 – Supermercado Peniel (Joao Urias Gomes, 1081 – Vila Toninho)
-12/01/22 – Supermercado Atacadão (Avenida Alfredo Antônio de Oliveira, 3355 – Residencial Caetano) -19/01/22 – Mercado Municipal -26/01/22 – Rodoviária Municipal Nesses locais, as equipes vão levar informações e orientações sobre a doença, além de aplicar questionário de suspeição de sintomas. Caso haja critério de avaliação, a pessoa será examinada por uma médica dermatologista, fisioterapeuta e coletará material para exame. As ações serão das 8h00 às 12h00. Já as equipes das unidades de saúde vão intensificar as informações sobre a doença e também aplicar o questionário de suspeição de sintomas neurodermatológicos durante as visitas domiciliares.Esses profissionais passaram por uma capacitação no final do mês passado, quando puderam atualizar-se e sanar suas dúvidas acerca da doença e da campanha.
Desde 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro para a conscientização sobre a Hanseníase e a cor roxa para pontuar as campanhas educativas sobre a doença. O objetivo da Campanha é rastrear no território municipal pessoas com Hanseníase e direcionar para o tratamento adequado, no intuito de reduzir a cadeia de transmissão da doença.
“Essa busca ativa de sintomáticos neurodermatológicos viabiliza o diagnóstico precoce, previne incapacidades e interrompe a cadeia de transmissão, que ocorre pela transmissão do bacilo da pessoa infectada por espirro ou tosse”, salientou a gerente de serviços ambulatoriais especializados, Camila Ishizava.
Tratamento – Todo paciente que apresentar critério de suspeita de Hanseníase em Rio Preto, como manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés, será encaminhado para avaliação do dermatologista e, caso seja confirmada a doença, será monitorado por profissionais de saúde até sua cura.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
Fonte: SMCS