Na próxima quarta-feira, dia 2, a Secretaria Municipal de Educação dá início ao ano letivo 2022, as aulas serão retomadas, porém com o aumento de casos de Covid-19 e influenza (gripe), os responsáveis poderão decidir se os filhos farão aulas remotas ou presenciais.
Aulas remotas – Caso os familiares optem pelo retorno remoto, será necessário ir até a unidade escolar onde o aluno está matriculado para assinar um termo de responsabilidade, se comprometendo com a participação dos alunos nas atividades propostas pelos educadores.
“Consideramos esse retorno opcional mais seguro nesse momento de aumento dos casos confirmados de covid-19 e influenza. Para essa decisão consultamos a secretaria de Saúde”, afirmou a secretária de Educação Fabiana Zanquetta.
As atividades remotas serão oferecidas de diversas maneiras, on-line, impressa, por vídeo e pela rádio Educativa, por meio do programa Repertoriando. Os alunos também podem utilizar os materiais disponibilizados em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.
A rede municipal – Atualmente estão matriculados cerca de 40 mil alunos no ensino infantil, fundamental e EJA em 149 unidades escolares. As unidades já receberam os equipamentos necessários para seguir os protocolos de segurança contra a covid-19. Todos os professores e profissionais da educação já estão vacinados com a terceira dose.
“Iremos começar esse ano letivo com algumas novidades. Todas as salas de aula terão um notebook; todos os alunos receberão kits-pedagógicos individuais adaptados para cada faixa etária; também adquirimos brinquedos novos, livros pedagógicos; novos parques; e contratamos 408 novos professores para substituição. Investimos muito na qualidade do ensino e para garantir a segurança dos alunos e dos profissionais da Educação”, salientou a secretária.
Avaliação diagnóstica – Recuperação – No final do ano passado a Coordenadoria Pedagógica da Secretaria de Educação realizou a Avaliação Diagnóstica em Rede para todos os alunos do ensino fundamental. Naquele momento, entre setembro e outubro, foram avaliados 16.146 alunos do ensino fundamental, divididos em Ensino Fundamental anos iniciais (1º ao 5º) e anos finais (6º ao 9º).
Com base no resultado dessa avaliação, a Secretaria de Educação irá oferecer aos alunos ações de recuperação das aprendizagens focadas em alfabetização, práticas de leitura e escrita e matemática. As ações de reforço serão ministradas durante o período escolar e no contraturno.
O programa Repertoriando, transmitido pela Rádio Educativa FM, em parceria com a Secretaria de Comunicação, também será utilizado para oferecer alternativas de aprendizados aos alunos que necessitam de recuperação, assim como os materiais disponibilizados em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.
“As ações de recuperação das aprendizagens serão desenvolvidas de acordo com as especificidades e contexto de cada unidade escolar, cada classe e cada aluno, de forma contínua e paralela. Cada unidade escolar organizará o Plano de Recuperação de forma coletiva com a equipe, considerando os agrupamentos, horários, habilidades essenciais a serem retomadas e as práticas pedagógicas que apoiem o desenvolvimento e as aprendizagens dos alunos”, destacou a chefe da coordenadoria pedagógica Deise Maciel.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
Fonte: SMCS