A Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) celebra nesta quinta-feira, dia 10, o Dia Mundial do Rim e para marcar a data, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a saúde dos rins e detectar a doença renal crônica (DRC), o Ultra-X oferece neste dia exames gratuitos a colaboradores e pacientes nas unidades da Boa Vista e da Redentora.

A ação faz parte da Campanha do Dia Mundial do Rim, uma iniciativa da FUNFARME, Hospital de Base e da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto.

Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) revelam que uma em cada 10 pessoas no mundo sofrem com a doença renal crônica, que se caracteriza pela lesão irreversível nos rins. Na maioria das vezes, a pessoa nem sabe que tem o problema.

“A doença renal crônica é um mal silencioso, por isso, queremos orientar a população sobre os fatores de risco e a importância dos exames pré-diagnósticos”, salientou Maria Gabriela de Lucca Oliveira, médica patologista do Ultra-X.

No Brasil, os dados da SBN mostram que o número de pacientes com DRC avançada é crescente, sendo que atualmente mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país. A estimativa é que em 2040 ela possa ser a 5ª maior causa de morte no mundo.

“É fundamental que pessoas com fatores de risco como pressão alta, obesidade, diabetes, cálculo renal, infecção urinária de repetição, tabagismo ou com histórico na família realizarem o exame para diagnóstico com frequência e mantenham uma rotina de cuidados com um médico nefrologista”, destacou a médica.

Indolor e gratuito, o exame oferecido pelo Ultra-X nas unidades da Boa Vista e da Redentora é realizado através de uma amostra de urina do paciente que é analisada em uma fita bioquímica. Em pouco minutos, a pessoa fica sabendo se tem ou não alguma alteração no funcionamento dos rins.

Os casos positivos serão orientados pela equipe de profissionais do Ultra-X a procurar um médico nefrologista para exames complementares e tratamento.

Serviço:

Dia Mundial do Rim – Dia 10 de março

Exames gratuitos nas unidades do Ultra-X Medicina Diagnóstica:  

  • Boa Vista, Rua Capitão José Verdi, 1421.
  • Redentora, Rua Cila, 3033..

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

Fonte: Marsala Marketing

Deixe um comentário