Secretaria Municipal de Cultura está com inscrições abertas para as ações formativas do Janeiro Brasileiro da Comédia 2022 (JBC).

Refletindo sobre o papel do humor nas artes cênicas, todas as atividades são gratuitas e voltadas para artistas profissionais e amadores. Neste ano, são compostas por nove workshops realizados com profissionais dos espetáculos que se apresentam no festival (confira programação abaixo), e ainda um Masterclass. Contando ainda com debates ao fim de cada apresentação do Teatro Municipal Paulo Moura, abertos ao público em geral e sem necessidade de inscrição.

O Masterclass “Palhaçaria Contemporânea” acontece nos dias 25 e 26 de março, na Casa de Cultura Dinorath do Valle, ministrado por Hugo Possolo, do grupo Parlapatões, Patifes e Paspalhões, de São Paulo capital, e é voltado para artistas, profissionais ou amadores.

As inscrições para as formativas devem ser feitas no portal da Prefeitura, na página do JBC: www.riopreto.sp.gov.br/2022jbc/. Mais informações pelo 3202-2310. Confira também no Portal a programação completa do JBC 2022.

AÇÕES FORMATIVAS – JBC 2022

MASTERCLASS – PALHAÇARIA CONTEMPORÂNEA

Hugo Possolo – Parlapatões, Patifes e Paspalhões – São Paulo/SP

25 e 26/03, sexta e sábado, 14h às 18h – Casa de Cultura Dinorath do Valle

Os atuais desafios da arte da palhaçaria, passando por seus gêneros e sua história, são tratados tanto pela abordagem teórica quanto por exercícios práticos. Dos recursos clássicos às tendências e vertentes contemporâneas é trabalhada a visão crítica da arte de fazer rir, de origem no grotesco e que se pauta na ingenuidade de seu arquétipo, para inserir sua função social no mundo contemporâneo. Enfim, de como uma arte historicamente caracterizada por sua base medieval e depois pelo classicismo pode estar inserida e se confrontar com o contexto da arte produzida nesse século em que estamos vivendo.

Público: Atrizes/atores

WORKSHOPS

 

O DIÁRIO DO RIDÍCULO

20/3, domingo, 10h às 13h – Casa de Cultura Dinorath do Valle

Programa:

– Compartilhar o processo de pesquisa da palhaça/atriz na área da palhaçaria.

– Propor a partir de jogos teatrais e das vivências pessoais, diárias e cotidianas que cada corpo participante dessa oficina (respeitando e entendendo as especificidades de cada uma/um) saia da zona de conforto a fim de encontrar possibilidades cômicas e dramatúrgicas para além dos conceitos já pré-estabelecidos: esse é um dos principais objetivos da oficina.

Público: Pessoas interessadas em iniciar uma caminhada no universo da palhaçaria.

Capacidade: Até 10 pessoas

O EU CÔMICO E OS CAMINHOS INDIVIDUAIS

21/03, segunda, 10h às 12h – Casa de Cultura Dinorath do Valle

Programa:

O workshop investiga o desenvolvimento do percurso autobiográfico e as possibilidades cômicas reconhecidas por cada um. Expectativa x realidade. Através da mímica corporal, técnica da formação da “mala” e consciência da trajetória.

Público: Profissionais da dança e do teatro.

Capacidade: Até 15 pessoas.

INTERPRETAÇÃO TEATRAL E EXPRESSÃO VOCAL

22/3, terça, 10h às 12h – Casa de Cultura Dinorath do Valle

Programa: Preparação da(o) intérprete a partir de exercícios de conhecimento e autoconhecimento corporal e vocal. Interpretação teatral e musical, com ênfase no processo de construção de uma personagem. Alongamento e aquecimento corporal e vocal. Exercícios técnicos de improvisação e criatividade. Exposição verbal de conceitos.

Público: Atrizes/atores iniciantes e estudantes de teatro.

Capacidade: Até 20 pessoas.

DANÇA E CLOWN+-

23/3, quarta, 10h às 13h – Casa de Cultura Dinorath do Valle

Programa: A poética do clown. O workshop trabalhará com estímulos para a descoberta do clown pessoal, por meio de improvisações, gags e dança.

Público: Iniciantes na arte da palhaçaria.

Capacidade: Até 15 pessoas.

O HUMOR EM CENA – COM DIOGO CAMARGOS

23/3, quarta, 14h às 16h – Casa de Cultura Dinorath do Valle

Programa: Neste workshop, será mostrado como foi o processo de escrita e montagem do espetáculo “Bye, bye, Bangú”, a partir de trechos do texto escrito para a Drag Queen Suzy Brasil. O autor e também diretor da peça Diogo Camargos ministrará a oficina, decupando o trabalho realizado na sala de ensaio durante a construção das cenas e fornecendo ferramentas para os participantes poderem experimentar de forma prática um pouco do que foi esse processo. As cenas que serão trabalhadas na oficina, são cenas que acabaram sendo cortadas do espetáculo que será apresentado no Janeiro Brasileiro de Comédia 2022.

Público: Atrizes/Atores a partir de 14 anos.

Capacidade: Até 20 pessoas.

DRAG KING

24/3, quinta-feira, 10h às 12h – Casa de Cultura Dinorath do Valle

Programa: O workshop pretende possibilitar aos participantes a introdução de noções panorâmicas sobre a arte Drag King. Isso se dará a partir da contextualização histórica e política sobre a arte, desenvolvimento de exercícios teatrais de criação e sensibilização, autoconhecimento a partir do trabalho com os estereótipos, mimese corpórea e vocal, mascaramento e composição estética visual.

Público: Mulheres cis e trans e pessoas interessadas em performar masculinidades.

Capacidade: Até 20 pessoas, a partir de 18 anos.

PALHAÇARIA E COMICIDADE FÍSICA

25/03, sexta-feira, 10h às 13h – Casa de Cultura Dinorath do Valle

Programa: Por meio de jogos e brincadeiras, técnica teatral, improvisações, em busca dos estados de confiança, entrega, concentração e escuta com o próximo, um tempo de experimentações direcionadas à descoberta, do que poderíamos chamar de nossa criança interior, ou nosso estado de ser brincante, de sentir e se afetar com as dinâmicas propostas.

Pretende-se colaborar para que o aluno se veja mais e melhor, com a liberdade de ser o que verdadeiramente se é, e descobrir seus limites mais internos e principalmente suas potencialidades ocultas, muitas vezes adormecidas pelo tempo.

Um espaço de liberdade e encontro com nossa personalidade mais dilatada e ridícula, ingênua e atrevida, sua forma de pensar e ver o mundo.

Público: Profissionais e estudantes das artes cênicas e pessoas interessados na arte do palhaço; acima de 18 anos; com disposição para o trabalho físico (com ou sem experiência em palhaço ou teatro).

Capacidade:Até 20 pessoas.

METODOLOGIA DA DRAMATURGIA NA PALHAÇARIA FEMININA

26/3, sábado, 10h às 13h – Casa de Cultura Dinorath do Valle

Programa: Abordagem da metodologia do grupo e pontuação da diferença entre a dramaturgia da palhaçaria feminina e a palhaçaria tradicional. O workshop visa esclarecer, compartilhar e trazer a tona essa (nova) dramaturgia da palhaçaria feminina. Como é criar um espetáculo, a partir do que se tem, em essência, e de quem se é.

Espera-se como resultado o impulsionamento dos debates sobre o tipo de humor que se faz na palhaçaria e as formas de superar abordagens violentas e preconceituosas nas dramaturgias tradicionais.

Público: Palhaças/os, atores, atrizes e estudantes de teatro, a partir de 15 anos.

Capacidade: Até 20 pessoas.

PALHAÇO POPULAR – JOGO E IMPROVISO

27/3, domingo, 10h às 12h – Casa de Cultura Dinorath do Valle

Programa: Socialização dos processos de criação da Trupe Lona Preta, com ênfase no trabalho do palhaço/pesquisador/dramaturgo que sintetiza em ato os expedientes forjados nas esferas populares do jogo e do improviso, base da elaboração estética do grupo.

Público: Atrizes e atores, a partir de 16 anos.

Capacidade: Até 15 pessoas.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

Fonte: SMCS

Deixe um comentário