O prefeito de Rio Preto Edinho Araújo (MDB) participou no início da manhã desta quinta-feira, dia 28, do Seminário Regional: “Fortalecimento da Cooperação Estado-Municípios”, promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, por meio da plataforma ‘Municípios em Rede’ e em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. O Seminário debateu de forma participativa as propostas dos programas do Estado, sob a perspectiva local e regional.

“Este Seminário é uma forma de mostrar o estilo correto de Governança, aquele que trabalha para todos, olhando as peculiaridades em busca de transformação. É preciso envolver todos para que a organização do processo apresente resultados negativos, resgatando assim a valorização daqueles que contribuíram para a evolução de todas as áreas do nosso País”, destacou o prefeito.

Com atividades agendas das 8h00 às 16h00, com entrada gratuita, o encontro contou com a participação de servidores e conselheiros municipais com atividades relacionadas à Política de Equidade Racial.

O coordenador do Municípios em Rede Fernando Montoro comentou que as dificuldades podem ser parecidas e as soluções propostas por um município inspiram as ações de outros municípios da região. “A ideia do Seminário é trabalhar a capacitação dos municípios com as políticas compartilhadas com o Estado, minimizando assim os efeitos da pandemia na comunidade negra, com cronograma das ações que estão sendo feitas e o que ainda poderá ser feito”, destacou ele.

Darok Viana, presidente do Conselho Afro de Rio Preto, participou do encontro. “O Seminário é um dos pilares para que continuemos as discussões que possuem o poder de combater o racismo e transformar ideias em projetos para combater esse tipo de violência”, salientou Viana.

O evento contou com a participação da secretária da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial Maria Cristina Godoy; da secretária do Trabalho Adriana Romano; do presidente da Câmara Pedro Roberto; vereador Renato Pupo; presidentes de Conselhos de cidades vizinhas; da prefeita de Mirassolândia Célia Aparecida; do prefeito de Palestina Reinaldo Cunha; e do Movimento Negro de Rio Preto.

Centro de Equidade Racial – Em março de 2021, o Governo do Estado de São Paulo lançou o Centro de Equidade Racial, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, reunindo representantes de todas as secretarias de Estado que tem como objetivo planejar, coordenar, articular e implementar programas e ações de políticas públicas, a fim de promover a equidade racial no Estado de São Paulo.

Diferença entre Igualdade e Equidade – A igualdade significa dar às mesmas oportunidades às pessoas. Já a equidade é adaptar as oportunidades tornando-as justas para pessoas em diferentes níveis de acesso.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

Fonte: SMCS

 

Deixe um comentário