O MSU (Movimento Sindical Unificado) em conjunto com seus 13 sindicatos de trabalhadores filiados lançaram nesta segunda-feira, 02, a campanha Trabalhador Sangue Bom que tem como objetivo principal auxiliar no abastecimento dos bancos de sangue de Rio Preto e região.

Essa campanha foi feita em parceria com o Hemocentro do HB (Hospital de Base) que atender 39 instituições de saúde da cidade e da região. Inicialmente a campanha que se encerraria no final deste mês de maio vai se estender durante todo o ano – onde as entidades de comprometeram a incentivar seus associados e representados a doarem sangue.

Para manter o estoque ideal são necessárias, em média, 100 coletas diárias e, na última semana a média foi de 60 doadores. Em uma pessoa adulta, são coletados em média 450 ml. Uma quantidade considerada pequena, mas o suficiente para salvar vidas.

Quem pode doar – Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.

Onde doar

Rio Preto – Hemocentro de Rio Preto funciona todos os dias das 7h00 às 13h00 e está localizado na Avenida Jamil Feres Kfouri, 80, Jardim Panorama.

Catanduva –Hemonúcleo de Catanduva funciona todos os dias das 7h00 às 13h00 e está localizado na Avenida Treze de Maio, 974, Centro.

Por Sérgio SAMPAIO – Da Reportagem Jornal do Trabalhador

Deixe um comentário