Em consonância com a Organização Mundial da Saúde, que decretou 24 de junho como o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, o Sesc São Paulo realizou de, 20 a 26 de junho, a Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas, uma ação que promoveu atividades em diversas unidades do Sesc SP.

Em julho, o Sesc Rio Preto, dá continuidade à essas ações, com o objetivo de intensificar as orientações da população idosa e seus familiares, além de estimular a prática de atividades nesta faixa etária, contribuindo com a melhora da qualidade de vida dos idosos.  As atividades acontecem nos dias 06, 15 e 20 de julho.

Com o tema Força para agir! Não deixe a peteca cair!, a edição da campanha alerta para os riscos da sarcopenia, termo de origem grega que significa perda de músculo, e foi reconhecida pela OMS em 2016 como uma doença que acomete, principalmente, pessoas idosas.

As atividades do Sesc Rio Preto reforçam a importância do fortalecimento muscular para a prevenção de quedas, abordando ainda, diversas formas de motivação para que a pessoa idosa possa se manter em movimento, especialmente depois do isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19.  Esse isolamento contribuiu para que índices de sedentarismo da população brasileira aumentassem sensivelmente e, junto com eles, o surgimento ou o agravamento da sarcopenia. A perda de massa, força e resistência muscular afeta a saúde e a qualidade de vida, ampliando o risco de doenças crônicas, como diabetes e osteoporose, e de quedas e fraturas.

A programação do Sesc Rio Preto traz, nos dias 6 e 20, duas vivências na modalidade de Tai Chi Chuan, prática oriunda de artes marciais chinesas milenares, conduzidas pelo instrutor de práticas corporais orientais, Jim Kelly. A atividade apresenta os benefícios desta modalidade para os idosos, que por meio de movimentos lentos associados à respiração, estimula a meditação, o equilíbrio, a concentração, o relaxamento e o aumento da energia vital do corpo, sendo uma atividade física leve e de fácil execução. De acordo com o professor, “há estudos que comprovam que a prática do tai chi chuan auxilia no controle do Parkinson, hipertensão, diabetes, dores crônicas, melhora nas funções respiratórias, fortalecimento articular e muscular e principalmente o equilíbrio”.

Já no dia 15, sexta, às 15h30, a educadora de atividades físico-esportivas do Sesc Rio Preto, Gláucia Cristina, conduz a aula Força para Dançar, que se vale de elementos africanos, com o objetivo de aumentar o centro de gravidade, estimular a força nos membros inferiores, ampliar os movimentos, trabalhar a lateralidade, a coordenação e o ritmo.

A Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas faz parte do Trabalho Social com Idosos – TSI, desenvolvido regularmente, desde 1963, pelo Sesc São Paulo e conta, com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São Paulo, do CRI Norte (Centro de Referência do Idoso) e da SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia).

10 dicas para prevenir as quedas 

  1. Força para agir! A sarcopenia é uma doença nos músculos, que reduzem seu tamanho e a força para locomover e carregar objetos. Fortaleça seus músculos e tenha mais disposição para agir no dia a dia.
  2. Doença nova, também de velhos Considerada pela Organização Mundial da Saúde como doença a partir de 2016, a sarcopenia acomete principalmente pessoas idosas, que passam a apresentar deficiências nas atividades de vida diária. Felizmente pode ser evitada e tratada!
  3. Força pra não cair Quedas podem gerar lesões graves que diminuem a mobilidade e afetam a independência para a realização de diversas atividades. A perda de massa muscular é uma das grandes causadoras de quedas em pessoas idosas.
  4. Mantenha-se forte A partir da queda, há riscos de surgirem complicações mais críticas. 70% das mortes acidentais acima de 75 anos são decorrentes de complicações após a ocorrência de uma queda.
  5. Fortalecer os músculos não é só ficar musculoso Os exercícios de fortalecimento muscular aumentam o tamanho dos músculos e, principalmente, a força. Podem ser realizados com o peso do próprio corpo ou com pesos extras. Eles vão ajudar também a melhorar a capacidade de mover e levantar objetos e realizar várias outras tarefas do cotidiano.
  6. Mantenha-se ativo Com apenas 2h e 30min de atividade física moderada por semana é possível ter inúmeros benefícios para a saúde, reduzir o risco de quedas e lesões. Diminua seu tempo sentado, sempre que for possível. Pequenas atitudes diárias ajudam a ter um comportamento ativo e melhorar sua qualidade de vida.
  7. Pratique atividade física Os exercícios de fortalecimento são importantes também na saúde dos ossos, auxiliam no controle de diabetes, de doenças cardiovasculares e da obesidade, melhorando a nossa capacidade de realizar atividades diárias.
  8. Fortaleza segura Procure deixar sua residência bem iluminada, com tapetes emborrachados e, se possível, instale barras de apoio e pisos antiderrapantes nos espaços mais escorregadios. Mantenha os objetos mais utilizados na altura da cintura, evitando subir escadas e eventuais acidentes. 70% das quedas acontecem em casa.
  9. Juntar forças faz diferença As defesas do organismo são reforçadas por meio de uma alimentação equilibrada e saudável. Para aumentar a massa muscular, consuma mais frutas e vegetais e priorize alimentos mais frescos e naturais e menos processados e industrializados.
  10. Não deixe a peteca cair! Busque atividades que você realize com prazer, em locais acessíveis e que possam te auxiliar nas suas necessidades. Uma vida saudável pode estar a seu alcance, de maneira prazerosa!

Serviço

Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas

Tema: Força para agir! Não deixe a peteca cair!

#PrevencaodeQuedas_Sesc

www.sescsp.org.br/prevencaodequedas

  • Vivência 

Tai Chi Chuan 

De 6 a 20/7, quartas, das 14h às 16h 

Ginásio de Esportes 2

Grátis. Livre

Essa atividade conduz o público para a prática do Tai Chi Chuan, ginástica oriunda de artes marciais chinesas milenares e apresenta os benefícios dela para os idosos. Por meio de movimentos lentos associados a respiração, a prática estimula a meditação, o equilíbrio, a concentração, o relaxamento e o aumento da energia vital do corpo, sendo uma atividade física leve e de fácil execução.

Com Jim Kelly, instrutor de práticas corporais orientais. 

Inscrições no local. 30 Vagas.

  • Aula aberta 

Força para Dançar!!! 

Dia 15/7, sexta, das 15h30 às 16h30 

Sala de Expressão Corporal 2

Grátis. Livre

Nessa atividade os participantes se utilizam dos elementos das danças africanas com o objetivo de aumentar o centro de gravidade, estimular a força nos membros inferiores, ampliar os movimentos, trabalhar a lateralidade, a coordenação e o ritmo.

Com Gláucia Cristina, educadora de atividades físico-esportivas. 

Inscrições no local. 30 Vagas.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações Sesc Rio Preto

 

Deixe um comentário