A alimentação adequada e saudável nos primeiros dois anos de vida é decisiva para a saúde da criança e tem reflexos em toda a vida adulta. Entre os dias 01 e 07 de agosto, durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Sesc São Paulo realiza a quarta edição do projeto Do Peito ao Prato, iniciativa que leva ao público uma programação com ações relacionadas ao tema, em unidades da capital, interior e litoral, além das atividades on-line. Toda a programação é gratuita.

A relação entre o ser humano e a comida inicia-se com a amamentação. O leite materno é o primeiro alimento da criança, contém anticorpos e outras substâncias que protegem o organismo na infância. Porém, amamentar ainda é um ato repleto de desafios sociais. A programação de Do Peito ao Prato tem como objetivo ampliar esse debate e abordar questões acerca da sociedade.  

Rodas de conversa, bate-papos, vivências, oficinas, cursos e exibições de filmes lançam luz sobre a prática do aleitamento materno, que é construída a partir de influências políticas, econômicas e científicas. Entre os assuntos que serão abordados, destaque para a importância da rede de apoio de uma lactante e o estímulo aos pais e outros familiares a participarem ativamente do processo de cuidar dos bebês; a amamentação e os desafios da mãe ao retorno ao trabalho; a importância da introdução alimentar adequada; banco de leite e muito mais, serão temas dos especialistas. 

 Rio Preto – No Sesc Rio Preto, dois bate-papos tratam do assunto sobre amamentação com especialistas no tema. O primeiro deles, “Aleitamento na primeira hora de vida”, acontece na quarta-feira, dia 03, trata sobre aleitamento na primeira infância, no qual a educadora perinatal, doula, consultora de aleitamento e terapeuta complementar Talita Miranda aborda o aleitamento e seus benefícios, com dicas e explanações minuciosas. Talita é bióloga graduada e mestre em Educação Sexual, ambas pela Unesp e especialista em Bioética da Saúde Pública pela USP.  

 Participa do outro bate-papo “A amamentação como facilitador do vínculo mãe-bebê”, que acontece no próximo sábado, dia 06, a psicóloga perinatal Talyta de Sousa Lima. Neste encontro no Sesc Rio Preto, ela aprofunda as informações sobre os vínculos emocionais e comportamentais que são formados no contato direto da pele e dos olhares entre a mãe e a criança, desde seu nascimento, e o quanto essa ligação se desenvolve e auxilia a mãe a compreender as necessidades do bebê. Talyta fez sua graduação em psicologia pela UEL-PR e realizou o aprimoramento em Psicologia e Psicopatologia de Perinatalidade pelo Instituto do Sedes Sapientiae-SP.  

 Catanduva – A unidade catanduvense realiza, na quinta-feira dia 04, quinta, às 19h00, a atividade “Desmame gradual e respeitoso: possibilidades para famílias”. O encontro propõe um olhar afetuoso para o processo do desmame por meio da mediação de leitura do livro “Mamar quando o sol raiar” e “Tchau tetê” de Fernanda Vernilo com o Núcleo Condão e bate-papo com a consultora de amamentação Larissa Ferreira sobre caminhos possíveis que as famílias podem realizar no processo do desmame de forma respeitosa e gradual. 

 Atividades extras – Além dos encontros presenciais gratuitos, o evento também oferece uma programação online, poética e lúdica da artista Genifer Gerhardt, um vídeo-poema, que trata o tema da alimentação infantil de forma muito leve e colorida. Genifer é mãe, filha, neta, palhaça, bonequeira e poeta. A obra será exibida na próxima sexta-feira, dia 05, a partir das 13h00, na rede social da unidade do Sesc Rio Preto e no mesmo dia, porém as 17h00 nas redes do Sesc Catanduva. 

 Serviço 

Do Peito ao Prato 

De 01 a 07 de agosto 

Onde: em 24 unidades do Sesc São Paulo, além de atividades online 

Programação completa: https://www.sescsp.org.br/dopeitoaoprato  

 Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações Sesc Rio Preto  

Deixe um comentário