A Iguatemi S.A. registrou R$ 4,3 bilhões de vendas totais no segundo trimestre deste ano, equivalente a um crescimento de 56% se comparado ao mesmo periodo de 2021, considerado recorde para um segundo trimestre. Frente ao mesmo período de 2019 (pré-pandemia), esse aumento foi de 30,2% (excluindo os shopping centers vendidos em 2019), muito em razão da excelente performance das vendas de Dia das Mães e Dia dos Namorados. O porcentual da Receita Líquida avançou 48,8% que, em termos monetários, representa R$ 253,6 milhões. Já em relação ao 2T19, o crescimento foi de 37,4%.
A rede Iguatemi vem demonstrando bons resultados desde o início de 2022, quando o varejo já dava sinais de recuperação, após dois anos sob os efeitos negativos da pandemia de Covid-19. Além da retomada das atividades, que marcou o desempenho do primeiro trimestre, o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras contribuiu para o aumento do fluxo de visitantes, resultando em mais um período de evolução dos indicadores da companhia.
As vendas mesmas lojas (SSS) cresceram 31% e as vendas mesmas áreas (SAS) 30,2% no contraponto com o 2T19. Figuram como destaques, assim como no 1T21, o segmento de Moda, Calçados, Artigos de Couro (+51,25) e as categorias de Artigos Diversos, Saúde & Beleza e Joalherias (+31,4%), no comparativo com 2T19.
“O segundo trimestre foi muito bom em termos operacionais. Considerando os targets de mercado, a receita líquida do Iguatemi ficou acima da expectativa, que era na ordem de 40%. Superamos esse porcentual. O resultado do aumento das vendas e das economias nos gastos com condomínio continuou a abrir espaço para a retirada de descontos, alavancando nosso indicador dos aluguéis mesmas lojas (SSR), o que resultou em um crescimento de 56,2% sobre o 2T19. Ao longo dos últimos trimestres temos conseguido melhorar consistentemente nosso SSR, ficando cada vez mais próximo do indicador de referência, o IGPM”, saleitnou Guido Oliveira, CFO da Iguatemi S.A. O executivo reforça, ainda, que ao considerar somente o mês de junho, o aumento no SSR foi de 59,1%, sendo que nove dos 16 empreendimentos da companhia cresceram acima dos 60%.
A Iguatemi S.A. reconhece que os valores e porcentuais de crescimentos apontados no segundo semestre ganham ainda mais peso, considerando que a base de comparação com 2019 é muito forte, já que o país ainda não amargava os prejuízos econômicos causados pela pandemia.
A Iguatemi S.A. deu um grande passo no segundo semestre de 2022 ao ingressar no Pacto Global da ONU Brasil, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Com isso, a rede se compromete, anualmente, a apresentar suas ações que vão ao encontro de valores essenciais para a evolução da sociedade, sempre com o olhar atento à diversidade, inclusão, preservação ambiental e transparência em sua governança. Tal adesão vem reforçar a preocupação da companhia em promover e apoiar causas prioritárias, condizentes com a agenda ESG, por meio de ações e programas de conscientização, a exemplo da campanha Blue Day, voltada à sensibilização para o autismo.
Outro tema de destaque do segundo trimestre foi a eleição dos membros do Comitê de Auditoria e Partes Relacionadas da rede Iguatemi. A composição conta com duas mulheres e um homem como membros independentes. Além disso, a instalação do Comitê de Finanças e Alocação de Capital e, também, dos Comitês de Pessoas e de Risco e Compliance fazem parte das ações voltadas às boas práticas de governança.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações WGB Comunicação