Rio Preto recebe até o próximo dia 19, a carreta itinerante da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) que faz parte do Projeto Energia em Jogo, uma parceria entre a CPFL e o Instituto Crescer, realizado em diversas escolas do Estado de São Paulo.
A ação é direcionada para alunos e professores do 4º ao 9º ano, envolvendo a cultura de eficiência energética e o desenvolvimento sustentável com o objetivo de promover mudanças de hábitos de consumo de energia entre os alunos, educadores e familiares.
Em Rio Preto, participam oito escolas municipais com cerca de 1.300 alunos que podem explorar o mundo da energia a partir de atividades que possibilitam o desenvolvimento de diversas competências, em especial a do pensamento científico.
O prefeito Edinho Araújo, o vice-prefeito Orlando Bolçone e a secretária de Educação Fabiana Zanquetta estiveram presentes no início das atividades e acompanharam a visita das crianças da Escola Municipal Álvaro Luís Angeloni na carreta, que possui vários dispositivos e espaços para experiências e processos capazes de gerar energia. Ao final da visita, as autoridades promoveram um quiz (jogo de perguntas) sobre energia com os alunos.
De acordo com a secretária Fabiana, projetos como este são importantes para formação dos cidadãos. “A conscientização é muito importante dentro da educação e esse trabalho deve ser iniciado desde cedo. Mostrar na prática as formas de usar a energia corretamente e consequentemente economizar gera resultados muito mais efetivos na sociedade. Estamos trabalhando com um público multiplicador”, finalizou a secretária.
A carreta da CPFL receberá os alunos das escolas participantes até o dia 19 de agosto no Parque Tecnológico Karina Bolçone.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS