O Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Preto iniciou, na terça-feira (20), o plantio de 27 mil mudas de espécies nativas nas APPs – Áreas de Preservação Permanente do córrego São Pedro e do rio Preto. Em solenidade realizada na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), o superintendente da autarquia Nicanor Batista Jr. deu a ordem de serviço para a empresa Ramadam & Figueiredo fazer o serviço.

A operação faz parte das comemorações do Dia Mundial da Árvore, comemorado nesta quarta-feira, dia 21 e do início da Primavera, na quinta-feira, dia 22, contando com a participação de alunos da Escola Municipal Roberto Jorge. Com issso, o Semae atinge o total de 49 mil árvores plantadas nas APPs do rio Preto e córrego São Pedro.

“Fizemos esse plantio a favor de todos, a favor do meio ambiente. O meio ambiente bem cuidado é qualidade de vida para nós e para as futuras gerações. Quando nós fazemos esse ato, temos de lembrar de uma pessoa que nos incentiva todos os dias, que é o prefeito Edinho Araújo. Ele, há muito tempo, criou o projeto da floresta do Noroeste Paulista e também ajudou a criar a ETE”, salientou o superintendente Nicanor Batista.

As mudas estão sendo plantadas na Estância Marialva, localizada ao lado da ETE, em uma área de 196 mil m2, cedida pela família Angeloni, proprietária da empresa Riaço. “Estamos muito felizes com essa parceria. Que outros proprietários rurais sigam o exemplo da família Angeloni, na luta para a preservação ambiental”, destacou o superintendente.

A iniciativa faz parte do Projeto Plantando Água, que visa a formação de corredores ecológicos e preservação de recursos naturais em cumprimento ao Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental – TCRA, em Áreas de Preservação Permanente, conforme legislação local.

“Essa ação do Semae vai ao encontro das necessidades de compensação ambiental oriundas de intervenções da autarquia. Deste modo, o Semae mostra que segue comprometido e atento às pautas ambientais”, explica o assessor ambiental do Semae, Luiz Guilherme Braga. “O plantio, o controle de pragas e irrigação serão feitos pelo Semae. A vantagem é que a propriedade onde será feito o plantio fica ao lado da ETE, possibilitando aproveitar a água de reuso.”

O Plantando Água é um projeto que começou em 2016, já realizou a plantação de 22 mil mudas de espécies nativas na ETE e nas nascentes do rio Preto, numa parceria com a Polícia Militar Ambiental, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Agricultura e Cetesb. Atualmente, o Semae está realizando o mapeamento das nascentes do rio Preto para atuar na recuperação das APPs.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações Semae

 

Deixe um comentário