Os técnicos do Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Preto se reuniram, na manhã desta quarta-feira, dia 28, e anunciaram que está descartado neste ano o racionamento de água. “Em 2022, choveu praticamente o dobro do ano passado. Isso permite que a autarquia elimine a possibilidade de racionamento este ano”, salientou Fábio Furlan, diretor do Departamento de Sistema de Água.

Neste ano, até o momento choveu um total de 840 milímetros. No ano passado, no mesmo período choveu 454 milímetros. No mês de setembro, choveu 97 milímetros, oito vezes a mais que em setembro de 2021, quando choveu 11,8 mm. “Essa quantidade permite que o abastecimento seja garantido e a ETA – Palácio das Águas trabalhe dentro da normalidade”, concluiu Furlan.

Atualmente, o nível de água da Represa Municipal, que abastece a Estação de Tratamento de Água – ETA Palácio das Águas, está bem acima do vertedouro. O nível de água na Represa no Lago 1 está em 18,5 centímetros acima do vertedouro. No Lago 3, está 14 centímetros acima do vertedouro.

Outro fator que contribuiu para o anúncio dos técnicos do Semae foi a queda no consumo de água por parte dos moradores de Rio Preto. Este ano, o consumo foi 4% menor que em 2021, o que significa que foram economizados 98.000.000 de litros de água. “A população compreendeu o momento e economizou no período de estiagem. Todos estão conscientes da necessidade de fazer o uso racional da água, para evitar escassez”, destacou Nicanor Batista, superintendente do Semae.

Para enfrentar o período de estiagem e evitar a falta de água nos bairros abastecidos pela ETA, o Semae desenvolve um programa rigoroso de combate e controle de perdas a fim de diminuir todo o desperdício de água. Várias medidas vêm sendo adotadas para reduzir e controlar a pressão nas redes de distribuição, como, por exemplo, investimentos nas diversas fontes de captação. O Semae está perfurando novos poços e fazendo a reforma da Estação de Tratamento de Água. Também estão sendo implementadas novas manobras entre os sistemas para permitir a interligação estratégica entre as fontes de abastecimento.

A orientação aos usuários continua a de uso racional da água, evitando o desperdício. A ETA é responsável por abastecer uma população de aproximadamente 100 mil pessoas. 

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações Semae

Deixe um comentário