O Sebrae, por meio do Sebrae For Startups, e a consultoria Troposlab anunciam a abertura das inscrições para o programa de aceleração SmartSP. O projeto vai selecionar startups do Estado de São Paulo, que tenham soluções para as “cidades inteligentes”, ou smart cities. As startups selecionadas terão a oportunidade de participar de mentorias focadas no potencial do negócio, elaboração de um plano de negócios, networking com parceiros de sucesso do Sebrae for Startups e do ecossistema, além do apoio de um time de empreendedores referência do setor.

“Um dos grandes focos do Sebrae-SP é atuar junto aos municípios, tornando o ambiente de empreendedorismo mais fácil, mais conectado e com menos burocracia. Faz parte dessa iniciativa levar soluções inovadoras às cidades, com ideias testadas e aprovadas para os problemas que desafiam os gestores municipais”, salientou o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Marco Vinholi.

Para o diretor de aceleração da Troposlab, Pedro Teixeira, “o programa tem como objetivo desenvolver startups da vertical de smart cities de todo o Estado de São Paulo, de forma a contribuir para o aumento da representatividade desse segmento no cenário empreendedor estadual, por meio da capacitação, geração de conexões positivas e formação de comunidade, favorecendo o incremento da competitividade destes negócios”, descreve.

Inscrições para o SmartSP

As inscrições podem ser realizadas até o dia 06 de novembro, no site do programa, de forma gratuita, por startups que cumprem os seguintes requisitos:

  • Negócios (com ou sem CNPJ) que tenham sede no estado de São Paulo e faturamento de até R$ 4,8 milhões;
  • Segmento de Smart Cities (serviços para as cidades);
  • Em estágio de ideação ou operação com MVP já validado;
  • Desejo de acelerar o negócio e escalar vendas.

Além das oportunidades já citadas, as startups selecionadas terão direito a um pacote de benefícios com descontos e acesso a plataformas como Hubspot, AWS e Microsoft for Startups Founders Hub. Elas receberão, ainda, um diagnóstico completo da empresa, além da capacitação e suporte para atingir seus objetivos e integração com as ações do Sebrae for Startups.

De acordo com Alexandre Canova, Especialista em Inovação do Sebrae e gestor do programa, a iniciativa soma esforços com outras ações do Sebrae For Startups. “O programa faz parte de uma unidade que visa fortalecer o ecossistema de inovação, estabelecer conexões entre startups e parceiros de negócios e impulsionar novas soluções de ciência e tecnologia, fomentando ações inovadoras no estado de São Paulo”, destaca.

O que são smart cities – No SmartSP, serão avaliadas as empresas que trabalham com o objetivo de otimizar serviços para melhorias de cidades, e que, para esse propósito, aliam tecnologia e inovação para promover aprimoramentos na qualidade de vida dos habitantes, além de facilitar as atividades cotidianas urbanas.

Alguns dos setores que negócios da vertical smart cities atuam incluem mobilidade; gestão eficiente de energia, água e resíduos; construção e habitação; segurança; planejamento e gestão de cidades; saúde, sanidade e qualidade de vida; educação e empoderamento do cidadão; e conectividade.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações Sebrae-SP

Deixe um comentário