Idealizado para ser um centro avançado de estudos e de desenvolvimento sustentável do noroeste paulista, o Parque Tecnológico (ParTec) de Rio Preto comemora quatro anos e vem ganhando cada vez mais relevância dentro do ecossistema de inovação do interior paulista, por meio principalmente do fomento a startups de tecnologia.
O Conselho Gestor do Parque Tecnológico aprovou recentemente 12 novos projetos que participaram do Edital aberto em agosto deste ano. Com a incorporação, o ParTec chega a 61 empresas, sendo 48 nas duas incubadoras e no Centro Empresarial e 13 em fase de implantação no Distrito Tecnológico.
“Hoje Rio Preto é destaque no Estado quando assunto é tecnologia. Somente em nossa macrorregião, existem 14 escolas de tecnologia da informação e mais de 30 mil estudantes. O ParTec coopera para o desenvolvimento sustentável na cidade, gera emprego, renda e soluções tecnológicas que são usadas em todo o mundo”, salientou Marcelo Lorencin, presidente da Apeti.
Empresas se destacam – Desenvolvida e fabricada no Parque Tecnológico, uma válvula cardíaca criada a partir do pericárdio bovino pela empresa Products and Features tornou-se um importante e inovador dispositivo para tratar pacientes cardíacos. De acordo com o diretor administrativo da empresa, Guilherme Agreli, o dispositivo já está sendo exportado para vários países, como Alemanha, Portugal e Espanha. “A solução que criamos ajuda pacientes sem acesso ou opção de tratamento, com garantia e segurança”, afirmou.
Outra startup instalada no Parque Tecnológico que vem ganhando projeção é a Nanochemtech Solutions, uma das responsáveis pela criação de um sistema que monitora ambientes e produtos, verificando potenciais focos de infecções e evitando contaminações no ambiente hospitalar e clínicas médicas. “Tivemos a chance de participar do primeiro processo seletivo do ParTec e encontramos uma estrutura propícia para nosso crescimento”, disse a CEO, Gabriela Byzynski
Evento de tecnologia fomenta o setor – Como parte das ações para disseminar conhecimentos e proporcionar encontros entre os players e as empresas do ramo, a Apeti (Associação de Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação), em conjunto com a Acirp, o Ciesp e o Sebrae, juntamente com o apoio da Prefeitura de Rio Preto, vão realizar nos dias 8 e 9 de novembro, no Teatro Paulo Moura, no complexo da Swift, o 1º Rio Preto Tech Summit, considerado o maior evento de tecnologia e inovação do interior de São Paulo. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.
No dia 8 de novembro, a partir das 13h00, haverá a abertura da Feira de Negócios e várias palestras, apresentando cases sobre ciberssegurança, tecnologia 5G, entre outros assuntos, tudo gratuito. Já no dia 9, o evento continua com a Feira de Negócios e os seminários com grandes palestrantes de tecnologia e inovação do País, como Martha Gabriel, top 1 do Brasil em inteligência artificial; Andrea Iorio, referência em transformação digital, liderança e inovação; e Dante Freitas, fundador do Gravidade Zero, Stape Music e Endless. Excelente oportunidade para networking e desenvolvimento de novas parcerias e negócios.
“Queremos impactar positivamente os negócios e as vidas das pessoas através do que o Tech Summit vai oferecer aos seus participantes. Não temos dúvida de que o evento será um passo importante na direção das nossas ações, em consolidar a cidade como um grande polo de tecnologia e inovação no País. Não fiquem de fora, façam já sua inscrição”, afirma Lorencin.
Sobre o Rio Preto Tech Summit – Realizado em São José do Rio Preto (SP), uma das cidades com os melhores indicadores sociais e econômicos do País, o Rio Preto Tech Summit é considerado o maior evento de tecnologia do interior de São Paulo. Sua extensa programação conta com alguns dos principais expoentes do ecossistema de inovação no Brasil e no mundo, em seminários sobre temas como ciência de dados, transformação digital, inteligência artificial, open finance, novo consumo, entre outros assuntos e tendências atuais. Além disso, promove uma feira de negócios que fomenta parcerias e networking entre grandes empresas e profissionais da área, universidades, setor público e entidades representativas. Para saber mais acesse www.rpts.com.br.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações Comunic Comunicação Estratégica