O penúltimo mês do ano é marcado pelo Novembro Azul, movimento mundial para incentivar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer de próstata. Em apoio a esta importante causa e em conjunto com o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, a AB Triângulo do Sol está realizando ações, com o intuito de conscientizar os homens sobre a necessidade de cuidar da saúde.
Nos painéis eletrônicos existentes ao longo das rodovias, a concessionária está exibindo a seguinte mensagem de alerta aos usuários: HOMEM, CUIDE DA SAÚDE. FAÇA EXAME DE PRÓSTATA. E o prédio da sede da AB Triângulo do Sol, que fica localizado em Matão, já ganhou iluminação noturna azul, e permanecerá com a cor até o final deste mês, para chamar atenção da comunidade para a campanha.
Diagnóstico – Para um controle mais eficaz e a possibilidade de tratamento precoce, situação muito importante nos casos positivos, a Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo (SBU-SP) alerta que os homens a partir dos 50 anos devem procurar um urologista para realizar uma avaliação individualizada, tendo como objetivo o diagnóstico antecipado da doença. Para os homens que integram o grupo de risco (raça negra ou que possuem parentes de primeiro grau com histórico da doença), os exames devem ser iniciados a partir dos 45 anos de idade.
O exame precoce é considerado de extrema importância no tratamento da doença, já que o aparecimento de sintomas é um sinal de que o câncer de próstata está em estado avançado. Alguns dos principais sintomas do estágio avançado da doença são a vontade de urinar com maior frequência e a presença de sangue na urina ou no sêmen.
Com um diagnóstico precoce, as chances de cura da doença são de 90%. Em contrapartida, quando a pessoa só busca auxílio médico após o surgimento dos sintomas, 95% dos casos já se encontram em estágios avançados.
Segundo os números da SBU-SP, 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados em estágios avançados e 25% dos portadores da doença acabam morrendo. O câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens, ficando atrás apenas dos tumores de pele.
Conscientização – De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), são estimados 65.840 casos da doença para 2022. Isso representa 62,95 novos casos para cada 100 mil habitantes.
Segundo o médico urologista e presidente da SBU-SP, Marcelo Wroclawski, o Novembro Azul é muito importante para fazer com que o homem procure atendimento especializado e possa se conscientizar sobre os cuidados. “As mulheres muito provavelmente e, desde a adolescência, procuram se consultar com um ginecologista. Elas adotam o hábito de se cuidar, provavelmente incentivadas pelo exemplo da mãe. Já o homem é mais relaxado. O Novembro Azul nasce inspirado por um projeto internacional, justamente com o propósito de alertar esse homem para que se conscientize em relação ao câncer de próstata. Mas, aqui no Brasil, essa campanha vem se transformando num movimento maior, no qual alertamos sobre os cuidados com a saúde masculina em geral”, alerta.
Tratamento – Existem diversos tipos de tratamentos, porém, a indicação deles vai depender da agressividade da lesão, se tem baixo risco, risco intermediário ou alto risco para disseminação, recidiva e metástase e da extensão do tumor, se a doença é restrita ao órgão, se há extensão para fora da próstata, acomete gânglios linfáticos da pelve ou órgãos próximos ou distantes.
“Para os tumores localizados na próstata, a braquiterapia, a radioterapia externa, as terapias focais e as modalidades cirúrgicas são as opções preferenciais de tratamento. A braquiterapia consiste no implante permanente ou temporário de sementes na próstata por meio de agulha guiada por ultrassom que emitem radiação restrita à glândula”, diz o doutor Filemon Casafus, urologista, diretor da SBU-SP e um dos coordenadores da campanha deste ano.
Manter hábitos saudáveis, evitando o tabaco, o consumo excessivo de álcool, praticando atividade física diária e adotando uma dieta balanceada com grãos, legumes, cereais, verduras, frutas, carnes magras e consumo moderado de sal e açúcar, diminui o risco para vários tipos de tumores malignos, dentre eles, o câncer de próstata.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações AB Triângulo do Sol