O mês de dezembro traz consigo toda a magia do Natal, fazendo florescer sentimentos de esperança, alegria e confraternização. É ainda o mês mais esperado pelos comerciantes e prestadores de serviços, já que a data é considerada a melhor para vendas.
Em 2022, a esperança é renovada com a possibilidade de retomada da economia, após 2 anos de crise sanitária com a pandemia da Covid-19. A confiança é grande.
Em Rio Preto, segundo o Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista de São José do Rio Preto), a expectativa é que as vendas de 2022 superem em até 8% as vendas de Natal do ano passado. “Natal é sempre uma data positiva para o comércio. Uns anos com números maiores, outros com números menores, mas nunca com expectativa negativa. Este ano não poderia ser diferente, acreditamos que o superávit de vendas fique em até 8% a mais do que 2021”, salientou Ricardo Ismael, vice-presidente do Sincomercio.
Ainda de acordo com o vice-presidente, o fator Copa é muito importante para definir o cenário final das vendas. “Se o Brasil se classificar até a final teremos mais jogos e, consequentemente, o comércio fecha por mais vezes, o que acaba fazendo com que venda menos. Caso contrário, se o Brasil sair antes, o comércio ficará mais tempo aberto, o que significa mais vendas. Este é um cenário e não um desejo nosso”, destacou Ismael.
O tíquete médio deve girar em torno de R$300,00 e, mesmo com o recebimento do 13º salário, a situação econômica do rio-pretense não está favorável. Ricardo conclui que “os rio-pretenses usaram parte do dinheiro do 13º para quitar dívidas antigas e não estão contraindo novas dívidas por receio de como será o ano de 2022. Nosso presidente, novo governo e muita insegurança”.
Com o objetivo de alavancar ainda mais as vendas em Rio Preto, o Sincomercio vai promover, em parceria com o Sesc, a apresentação de duas peças teatrais itinerantes, que terão data e hora confirmadas no decorrer da semana que vem. Além disso, os lojistas se organizaram e contrataram a famosa ‘Carreta Furacão’ como atração para o dia 23 de dezembro, das 17h00 às 22h00, com participação gratuita do público. O local de saída será na Rua Coronel Spínola de Castro, em frente às Lojas Lívia.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações Sincomércio Rio Preto