Ainda que seja férias, é necessário manter o corpo ativo. Isso é possível com atividades físicas adaptadas para a rotina ou, na ausência dela, mesmo para esse período. Para auxiliar no desafio, o educador físico e CEO da Red Fitness, Ronaldo Godoi, dá algumas dicas para conseguir manter o ganho da massa muscular e facilitar a volta na prática de atividade física rotineira pós-férias.
O primeiro passo é ter um acompanhamento médico periódico, para saber se há limitações ou cuidados a serem tomados antes e durante as atividades físicas e, com isso, procurar um profissional de educação física antes das férias para orientação personalizada para cada caso. “De forma geral, é interessante aproveitar o ar livre para fazer pequenas caminhadas ou até mesmo corridas e exercícios funcionais que não utilizem cargas externas, mas priorizando o peso do próprio corpo, como flexão de braço, agachamentos, abdominal em solo e pequenos saltos”, salientou Godoi, especialista da Red Fitness.
“Uma prática completa de treino se inicia em um bom alongamento, um breve aquecimento com exercícios estáticos combinado com uma caminhada leve de no mínimo 30 minutos diários. Outro exercício indicado é o ciclismo, que por não ter impacto, há diminuição de sobrecarga das articulações, reduzindo o risco de lesões, além de ser divertido e prazeroso”, indica Ronaldo. Já uma dica para incentivar ir ao treino e não querer inventar desculpas é colocar as roupas de ginástica na mala, se manter sempre hidratado, manter a alimentação balanceada e reservar horários específicos para a prática, como de manhã ou finalzinho da tarde.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações Markable Comunicação