O emprego no país teve saldo positivo de mais de 135 mil vagas com carteira assinada em novembro deste ano. O resultado é de pouco mais de 1,7 milhão de admissões e de 1,6 mi de desligamentos de acordo com os dados do novo Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgados nesta quarta-feira (28). Boa parte do aumento nas vagas de emprego foi estimulado pela abertura de postos de trabalho no comércio, com a expectativa das vendas de fim de ano.
Ainda de acordo com os dados do Caged, o número de pedidos de seguro desemprego aumentou em Novembro deste ano em comparação ao mês anterior e também em relação ao ano passado. Foram pouco mais de 529 mil pedidos em Novembro de 2022, e 517 mil pedidos em outubro e pouco mais de 512 mil pedidos em novembro de 2021.
Outro ponto de destaque da pesquisa é a diminuição no salário de entrada do trabalhador no mês de novembro, que passou para mil 919 reais. Em outubro, estava em pouco mais mil 940 reais. O coordenador geral de estatísticas de trabalho, Raigner Rezende explicou que tradicionalmente o salário de entrada no comércio do Natal é menor.Os dados do novo Caged também demonstraram que em Novembro quase todas regiões aumentaram a criação de postos de trabalho formal, apenas na região Centro Oeste houve retração na criação de empregos devido à queda no número de vagas no agronegócio.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações Agência Brasil