A Arcos Dorados, franquia responsável pela operação do McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, se une a Junior Achievement (JA), uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens no mundo. Comprometida em investir constantemente na capacitação de jovens e gerar impacto positivo na sociedade, a companhia selou essa parceria para proporcionar educação empreendedora ao público por meio de atividades online e presenciais que envolvem seminários, webinars e acompanhamentos práticos.
A atuação da Arcos Dorados está dividida em dois projetos que contam com a participação voluntária de colaboradores da companhia e de outras empresas. No curso Miniempresa, estudantes de escolas públicas brasileiras tiveram a oportunidade de trabalhar na criação da sua própria empresa. Com duração de 12 semanas, os alunos também puderam assistir a webinars com especialistas em áreas como empreendedorismo, vendas e marketing, além de participar de palestras, tudo de forma online. Ao término do projeto, em dezembro, os alunos participaram de um concurso para concorrer a melhor miniempresa. Já no Empresário-Sombra Por Um Dia os participantes mais empenhados de cada turma das Miniempresas, foram convidados a acompanhar os profissionais da Arcos Dorados durante um dia de trabalho em restaurantes McDonald’s de diversas regiões do país.
“A Arcos Dorados é referência quando o assunto é capacitação e entrada de jovens no mercado de trabalho, afinal somos a maior geradora de primeiro emprego formal para esse público na América Latina. Por isso, fazer parte dessa iniciativa está diretamente atrelada à nossa Receita do Futuro e ao nosso compromisso de impactar positivamente a sociedade e as comunidades onde atuamos”, salientou Marie Tarrisse, Gerente Sênior de Desenvolvimento Sustentável e Compromisso Social da Divisão Brasil da Arcos Dorados.
A Junior Achievement foi responsável por convidar, pessoalmente, os estudantes das escolas parceiras do projeto nos diversos estados brasileiros a participar da iniciativa, sem a necessidade de inscrição. Somente para o Empresário-Sombra Por Um Dia, é que os interessados deverão já ter passado ao longo do ano pela Miniempresa ou por algum outro programa de preparação para o mercado de trabalho. A cada ano, a Junior Achievement Worldwide, que conta com a JA Brasil, mobiliza cerca de 470 mil funcionários que capacitam mais de 10 milhões de jovens no mundo. A Arcos Dorados agora faz parte desse voluntariado, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais de jovens entre 15 e 24 anos, estudantes de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade social.
Resultados alcançados
Somente no segundo semestre de 2022, com o apoio da Arcos Dorados e de demais parceiros da Junior Achievement no projeto, mais de 2.200 jovens foram beneficiados com os programas. No total, 74 turmas de Miniempresa foram criadas e desenvolvidas em nove estados brasileiros, com 1.865 participantes. Já o Empresário-Sombra Por Um Dia teve a participação de 412 jovens. Para esses resultados serem alcançados, o projeto contou com a atuação de mais de 500 voluntários que, juntos, somaram mais de 13 mil horas doadas.
De todas as Miniempresas criadas no período, cada responsável pelo estado participante indicou uma para ser avaliada de acordo os seguintes critérios: relatório, produto, RH, produção, marketing, finanças e apresentação da miniempresa. A partir disso foi escolhida a vencedora: PSE Artesanais (Produtos Sustentáveis Ecológicos Artesanais) de Bagre, Ilha do Marajó, no Pará. Nesta Miniempresa, todos os seus produtos – brincos-argolas, pulseiras, terços, tiaras e arranjos decorativos – são feitos de forma 100% artesanal, por meio da coleta de caroços de açaí que seriam descartados pelos batedores de açaí, visando o aproveitamento integral da semente e a diminuição desses resíduos. O processo padrão inclui quatro etapas principais que são: coleta, processamento da matéria-prima, processo criativo e, por fim, a etapa de armazenamento e comercialização.
Como premiação pelo destaque, a diretoria e a presidência da Miniempresa, composta por cinco jovens, foram para São Paulo conhecer a sede da Arcos Dorados e a Hamburger University e entender um pouco mais sobre a cultura organizacional da empresa. Os jovens também tiveram a oportunidade de visitar um restaurante McDonald’s e fazer o Portas Abertas, programa no qual é possível conhecer como funciona toda a operação da cozinha e a qualidade dos produtos da marca, além de uma conversa sobre as trajetórias pessoais e profissionais dos colaboradores da unidade.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações Conceito Comunic