O que é ser homem? Em busca por respostas para essa pergunta, o fotógrafo Victor Natureza mergulhou em livros e páginas da internet que discutem o tema masculinidade. Um dos frutos dessa pesquisa é a exposição “Ser homem: ensaio sobre masculinidades”, que fica em cartaz no Riopreto Shopping Center até o dia 7 de fevereiro, na Praça 4 de Eventos.
“Comecei a fazer minha pesquisa sem pretensões de transformá-la em uma exposição. Meu objetivo era refletir sobre esse tema e, claro, me tornar um homem melhor. No entanto, essa pesquisa individual foi tão frutífera que veio a ideia de discutir o tema masculinidade com uma exposição de fotografias”, salienta o fotógrafo, que apresenta em “Ser homem” oito pessoas de diferentes perfis, revelando que não existe apenas uma, mas múltiplas masculinidades.
Viabilizada pelo fomento do Prêmio Nelson Seixas, da Secretaria de Cultura de Rio Preto, a nova exposição de Natureza é composta de oito painéis, cada um dedicado a um dos personagens clicados pelo fotógrafo de Rio Preto. Cada painel traz quatro fotografias do personagem e frases a respeito do tema proposto pela exposição.
A exposição é um convite para o público conferir a websérie “Ser homem” no canal do fotógrafo no Youtube. Nela, Natureza compartilha a entrevista feita com cada homem durante o ensaio fotográfico.
“A sociedade é marcada pelo estereótipo histórico do homem como aquela figura que é dura, sem sentimentos ou emoções, que é responsável pelo sustento do lar. Na verdade, existem muitas formas de ser homem para além do estereótipo machista e busco mostrar isso na exposição”, comenta.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações BoniPeixe Comunicação