A população brasileira, bem como as vítimas do desastre climático causado pelas fortes chuvas no litoral paulistano feriado de Carnaval, podem utilizar o Disque Direitos Humanos, o Disque 100, pedir ajudar ou solicitar informações sobre desabrigados ou desaparecidos. O serviço é disponibilizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDCH) e opera 24h por dia, sete dias por semana, de forma gratuita e sigilosa.

Entre as opções de atendimento, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) recebe registro quando o cidadão disca 100 pelo telefone e por aplicativos como o Direitos Humanos Brasil, WhatsApp (61 99656-5008) e Telegram (basta digitar “Direitoshumanosbrasil”). Pelo site do Disque 100, também é possível denunciar violações de direitos na Língua Brasileira de Sinais (Libras) por intermédio de vídeo-chamada.

Além de receber denúncias de violações de direitos humanos, a ONDH também está aberta para monitorar desastres naturais, enchentes, desabamentos, secas e baixas temperaturas. Ao realizar a discagem, o cidadão deverá escolher a opção 2. Os casos são encaminhados para a Defesa Civil, que integra força-tarefa do governo federal desde a última segunda-feira (20).

O objetivo da iniciativa é ampliar a cooperação mútua entre outras centrais oficiais de atendimento à sociedade, como o 190 (Polícia Militar), o 192 (SAMU) e o 193 (Corpo de bombeiros).

Rio Preto –  A Prefeitura de Rio Preto anunciou na terça-feira, 21, força-tarefa liderada pela Defesa Civil para estruturar esquema de recebimento e envio de doações em apoio às vítimas do temporal que atingiu o litoral norte de São Paulo, na região de São Sebastião, neste final de semana. São centenas de desabrigados, que precisam de assistência.

Doações – As doações podem ser remetidas à sede da Defesa Civil em Rio Preto, localizada à rua Campos Salles, 1866, no bairro Boa Vista. A população vitimada pelo temporal necessita especialmente de itens como alimentos não perecíveis, roupas limpas em bom estado e água mineral, entre outros.

Deixe um comentário