Na semana do Consumidor, além de aproveitar as ofertas é necessário tomar cuidados extras para não cair em golpes comuns em plataformas e meios digitais, que são as principais formas usadas pelos golpistas para praticar crimes cibernéticos. Essa prática criminosa vem crescendo, em especial nas redes sociais.

O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) está aproveitando a semana para dar orientações para o consumidor se proteger dos golpes mais comuns nas plataformas e meios digitais.

Um dos golpes é o do perfil falso, neste caso, os criminosos usam contas com perfis falsos nas redes sociais. Esse tipo de golpe de divide em duas situações:

  • Golpistas se passando por contas de lojas, onde vendem os produtos que não são entregues. Nesse caso, a vítima fica no prejuízo e não recebe as compras;
  • Quando se passam por pessoas e simulam relacionamentos virtuais, conhecido como Catfish. Eles encontram um alvo e começam a ganhar confiança da vítima. Após estreitarem relações, começam a relatar problemas e dificuldades financeiras, pedindo dinheiro para cobrir despesas.

No primeiro caso muitas vezes lojas verdadeiras acabam tendo um prejuízo de sua imagem pelo uso indevido de golpistas.

Segundo Leonardo Castro, diretor da OnLauri, forte na venda de roupas e assessórios femininos online por meio das redes sociais e do seu site já enfrentou problemas relacionadas ao uso indevido da Marca, em especial na redes sociais – e por conta disse estão buscando orientar seus clientes para procuraram o site oficial deles ou as lojas físicas. “Estamos também buscando a verificação nas redes sociais para dar uma segurança maior para os consumidores”, destacou Castro.

Ele destaca que muitas vezes golpes como esse prejudicam não somente o consumidor, mas também empresas idôneas que empregam e ajudam a econômica girar. A OnLauri tem um centro de destruição em Rio Preto que despacha seus produtos para todo o brasil e também para o exterior.

A semana do consumidor teve início no último domingo (12) e segue até este sábado, dia 18. Muitas lojas de diferentes segmentos vão participar do evento, oferecendo muitas promoções, descontos e cupons de ofertas.

Por conta destes perigos é necessário redobrar os seus cuidados para também não ser lesado por criminosos. É muito importante verificar a autenticidade do site antes de fazer qualquer transferência ou enviar seus dados pessoais e do seu cartão de crédito.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações LJ Comunicação

Deixe um comentário