Marcando o Dia Internacional do Livro Infantil, comemorado em 2 de abril, o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, fez nesta segunda-feira, dia 3, a entrega simbólica de mais de 21 mil livros ilustrativos, para todas as 108 escolas infantis da rede municipal. A entrega aconteceu na EM Sylvia Purita, localizada no bairro Solo Sagrado.
Junto com a secretária de Educação, Fabiana Zanquetta, o prefeito apresentou 76 títulos que todas as escolas, inclusive as parceiras, receberam para compor as bibliotecas. “Este é um investimento muito importante, porque a leitura é uma prática que precisa ser incentivada desde cedo”, disse o prefeito. Cada escola recebeu dois exemplares de cada livro, totalizando 152 livros que já estão disponíveis para os alunos.
O acervo foi selecionado exclusivamente para bebês e crianças de 0 a 5 anos, desde o berçário até a Etapa 2 com diversidade de temas e destaque para livros com temas étnico-raciais.
Diretor na rede municipal desde 2019, Hélio Raimundo, da EM Sylvia Purita, se surpreendeu com a quantidade e variedade do acervo enviado. “Foi uma verdadeira surpresa. Dessa forma, além de estimular a leitura nas crianças, nós também nos sentimos valorizados”, salientou o diretor.
Segundo a secretária Fabiana Zanquetta, parte da relação dos livros adquiridos é resultado de uma ação do início desta gestão, em que foram indicados títulos para serem trabalhados em rede, voltados à formação. As crianças folheiam os livros, que são lidos pelos professores.
“Nossa equipe pedagógica está trabalhando de forma assertiva, com bastante estudo e pesquisa para que nossos alunos recebam materiais atuais e capazes de promover o máximo de estímulos para cada faixa etária”, destacou Fabiana.
Materiais de largo alcance – Seguindo a mesma linha de desenvolvimento de estímulos, o prefeito Edinho ainda pôde conhecer os ‘materiais de largo alcance’, também chamados ‘materiais não estruturados’, que igualmente aos livros, foram enviados a todas as escolas de educação infantil da rede municipal.
Uma caixa contendo diversos utensílios comuns de cozinha como pegadores de macarrão, peneiras, funis e bandejas. Atrativos que oferecem possibilidades de brincadeiras de exploração em ambientes externos ou internos, e que contribuem para o desenvolvimento de movimentos importantes das crianças.
“Este é um material bastante potente, que pode ser utilizado de diversas formas e contribuem para a evolução dos bebês. Há vários anos estávamos esperando este kit para que pudéssemos ampliar as propostas pedagógicas e as vivências das crianças”, disse a coordenadora da EM Sylvia Purita, Giseli Masson.
As caixas com os materiais de largo alcance são compostas por 17 itens destinados a atividades com crianças de 0 a 5 anos e receberam investimento de R$ 397.120,00. Todas as escolas da rede municipal receberam este kit de materiais não estruturados.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
com informações SMCS