Aproximadamente 140 pessoas receberam capacitação em podas de árvores na última semana, em um curso gratuito promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Rio Preto, por meio do Viveiro Municipal. A formação foi realizada no último dia 06, no Complexo Swift de Educação e Cultura.
Puderam participar pessoas de ambos os sexos, com mais de 18 anos, que trabalham ou pretendem trabalhar na área, como forma de se atualizar e passar por uma reciclagem, ou ainda para conhecimento e divulgação do conteúdo.
Além de possibilitar o acesso à carteira de podador certificado pela Prefeitura, o objetivo do curso foi difundir as boas práticas no manejo da arborização urbana, cumprindo a legislação vigente.
O curso teve participação de 125 podadores, mais 9 estudantes de agronomia e biologia, dois ambientalistas plantadores, dois encarregados que trabalham com plantio e ainda do diretor da Fatec, Sérgio Ricardo Borges Júnior, instituição que tem um projeto de arborização parceiro com o Viveiro.
Os interessados podem se inscrever em uma lista de espera para o próximo curso, por meio do telefone (17) 3225-9769. Ainda não há data definida.
De acordo com a engenheira agrônoma e especialista em arborização urbana, da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo – Viveiro Municipal, Larissa Tiago Volpi, o curso teve um grande número de inscrições e foi muito proveitoso, uma vez que o tema é de grande importância e orientado por uma legislação e fiscalização cada vez mais rigorosa.
“Todos que trabalham ou pretendem trabalhar na área estão procurando se adequar. Uma cidade arborizada traz mais qualidade de vida para todos. Outra questão é que, recentemente, Rio Preto passou a contar com atividade delegada da Polícia Ambiental que está, inclusive, fiscalizando e multando situações de podas drásticas, irregulares e as supressões sem autorização”, destacou.
Durante o curso foram entregues os seguintes materiais impressos aos podadores: Cartilha de Poda, um modelo de requerimento para poda e/ou supressão de árvores, um informativo com as principais leis de arborização vigentes (Lei Federal, Lei Estadual, Normas ABNT relacionadas à Arborização Urbana, Lei Municipal do PDAU (Plano Diretor de Arborização Urbana) e seus quatro decretos regulamentadores; a página 5 do Decreto 18.301/2019, que contém o Capítulo IX sobre Poda de Árvores e a Resolução Comdema Nº 004/2021, que esclarece o Uso de Capina Química no município.
Legislação e podas – No curso foram abordados temas como legislação sobre Arborização Urbana, órgãos envolvidos no licenciamento de supressões e poda de árvores, o que são áreas de preservação permanente (APPs); principais benefícios da Arborização Urbana, Espaço Árvore, a ilegalidade do uso de herbicidas em área urbana (capina química, mata-mato, agrotóxicos, etc), destinação correta dos resíduos da poda e como solicitar autorização de interdição parcial ou total de via pública para manejo de árvores.
Sobre a arborização urbana e as podas corretas e incorretas, foram apresentados temas como a descrição das principais partes das árvores, diferentes formatos naturais de árvores e a importância de respeitar essas formas; técnicas de podas, tipos de podas, podas proibidas (podas drásticas, quadradas, etc); podas adequadas; trabalho em segurança; como ser um profissional arborista especializado; proibição do uso de manilhas/tubos no plantio de árvores; outras infrações como pintar tronco de árvores e amarrar/pregar placas, faixas e objetos em árvores, etc.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
com informações SMCS