A Famerp (Faculdade de Medicina de Rio Preto) neste sábado, dia 15, comemora 55 anos de sua aula inaugural, que aconteceu em 1968, quando ainda se chamava FARME (Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto). A criação da Famerp veio de um sonho antigo de médicos entusiastas da cidade, que queriam criar, em uma época ainda incomum no Brasil, uma Faculdade de Medicina no interior do estado de São Paulo.
Neste primeiro momento, em sua implantação, a Fundação Regional de Ensino Superior da Araraquarense (Fresa) era a responsável por captar recursos e viabilizar projetos de lei que autorizassem o funcionamento da faculdade. Até que, na década de 1970, surgiu a Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme), como é conhecida até hoje.
Já na década de 1990, outras duas importantes conquistas foram alcançadas, a primeira em 1991, com a instalação do curso de Enfermagem; e a segunda em 1994, com a sua Estadualização. Essas conquistas mudaram o perfil da Famerp, tanto do ponto de vista econômico como estrutural, e fizeram com que a faculdade se transformasse em uma das principais escolas de Saúde, atraindo estudantes do Brasil todo.
Famerp hoje – Caminhando para se tornar uma Universidade, a conquista mais recente da instituição foi incluir o curso de Psicologia, em 2017. A ideia é que, em um futuro próximo, o curso de Biomedicina também seja implementado.
Com uma estrutura moderna, apoiada por um quadro de professores de excelência e laboratórios de ensino equipados com tecnologia de última geração, a Famerp recebeu, só em 2022, 806 alunos – sendo 480 do curso de Medicina, 235 de Enfermagem e 91 da Psicologia.
Pelo quinto ano consecutivo, o vestibular para graduação em Medicina teve recorde de inscritos. Foram 16.984 inscrições (80 vagas), com uma relação candidato-vaga de 212. No total, o vestibular 2022 recebeu 17.963 candidatos. Para o curso de Psicologia foram 612 inscritos (20 vagas), e para Enfermagem, 367 inscritos (60 vagas).
“Essa grande procura por alunos de todo País todo demonstra nosso prestígio no cenário educacional. Hoje, somos conhecidos como uma das melhores faculdades da área de Saúde do País, o que nos dá muito orgulho e aumenta nosso desafio”, afirma o Diretor Geral da Famerp, Francisco de Assis Cury.
A Faculdade de Medicina de Rio Preto também é um dos destinos preferidos de médicos recém-formados. O Programa de Residência Médica recebeu 2.892 candidatos no ano passado.  A Famerp também foi responsável por cerca de 80 atividades oficializadas – entre cursos, projetos, campanhas e atendimentos gratuitos à população. O Programa de Pós-Graduação da Famerp teve 98 alunos matriculados em mestrado e mais 87 no doutorado. Além de 76 bolsas de iniciação científica.
Outra frente importante da Faculdade são as pesquisas. Em 2022, estudo da Famerp, publicado em setembro na revista Vaccines, mostraram que na região Rio Preto, apenas 75,8% das crianças entre 0 e 15 anos de idade têm anticorpos contra o sarampo. O percentual está abaixo do considerado ideal para prevenir surtos da doença – em torno de 94% e ascendeu um alerta à população. Famerp participa atualmente também de pesquisa, em parceria com o Instituto Butantan, para a descoberta de vacina, bem avançada, contra a dengue.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
com informações Comunic

Deixe um comentário