O churrasco, uma das maiores paixões dos brasileiros, tem um dia para chamar de seu! Nesta segunda-feira, dia 24 de abril é comemorado o Dia Mundial do Churrasco, uma verdadeira celebração que está presente em diversas culturas, compondo diferentes momentos e exaltando muitos sabores. É um evento que acontece em volta de um braseiro e acontece como se fosse um verdadeiro ritual, em que cada churrasqueiro guarda seus segredos a “sete chaves”.
Independente se é um encontro com amigos na varanda do seu apartamento, um almoço com a família em alguma churrascaria ou uma comemoração especial de domingo, todo churrasco é uma ocasião que une pessoas, rende bons papos e tem um grande apelo afetivo. Além disso, é um momento de diversidade, com a presença de diferentes preparos de carnes e legumes, com uma gama infinita de possibilidades de acompanhamentos.
Para que a data seja comemorada em alto estilo, Thamirys Schneider, sommelière da Wine, separou algumas dicas para você surpreender seus convidados e saber como harmonizar vinhos com o seu churrasco. E, para começar, a especialista já apresenta uma dica de ouro: “Além das carnes e acompanhamentos, o ideal é prestar atenção, também, ao momento! Se for um churrasco na praia com calor 40ºC, é melhor evitar vinhos tintos encorpados e muito alcoólicos. Nesse caso, vale apostar em vinhos mais leves e frescos”, esclarece.
Versatilidade – O churrasco costuma apresentar uma grande variedade de itens para serem saboreados como vinagrete, salpicão, farofa, molhos, pão de alho, queijos, legumes na brasa, carnes vermelhas, linguiça e asinha de frango. Então, a recomendação inicial é apostar na versatilidade e não há vinho mais versátil do que um rosé! Os rosés têm estrutura para harmonizar diferentes tipos de carne, deve ser apreciado mais geladinho, é uma ótima opção para dias mais quentes e, sem falar que é um estilo de vinho que agrada muito o paladar cervejeiro do churrasco. Opte por rosés mais encorpados feitos com as uvas Malbec, Tannat e Syrah, como o Partridge Flying Malbec Rosé 2021 que não tem erro, por ser um exemplar com boa concentração frutada nos aromas e sabores e com agradável frescor.
(https://www.wine.com.br/vinhos/partridge-flying-malbec-rose-2021/prod27259.html)
Ainda na linha da versatilidade, outra opção são os espumantes rosés. Um espumante é um vinho coringa que compõe muito bem diferentes momentos, inclusive churrascos. É um vinho que tem estrutura, além de ter acidez mais vibrante que ajuda a limpar o paladar e proporcionar muito frescor, o que também é uma ótima pedida para dias quentes. O Espumante Ballade by Miolo Rosé Brut vai te surpreender para esse momento. Elaborado pela Miolo, vinícola brasileira reconhecida e premiada internacionalmente e a maior exportadora de vinhos brasileiros, é um sinônimo de qualidade, tradição e tem pioneirismo no plantio de uvas finas no Brasil. A linha Ballade é produzida, exclusivamente para a Wine, e este espumante é elaborado com a uva Grenache vinificada pelo método Charmat na região tropical do Vale do São Francisco, na Bahia. É um exemplar muito frutado no aroma e paladar. Na boca, é expressivo nas suas características frutadas, saboroso e muito refrescante.
(https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-ballade-by-miolo-rose-brut/prod28525.html)
Churrascos noturnos – Churrasco não tem hora. À noite, em geral, há temperaturas mais amenas, o que torna mais agradável oferecer um vinho tinto para compor o momento. O vinho Nugan Estate Third Generation Shiraz 2019 é uma ótima opção. Parte deste vinho amadureceu em barricas de carvalho americano por no mínimo 6 meses, o que ajudou a arredondar os taninos e agregar mais estrutura. É um Shiraz encorpado, com expressiva concentração frutada nos aromas e paladar, com notas terrosas e de especiarias, taninos presentes e macios, de muita personalidade e marcante, sempre interessante para marcar presença em churrascos.
(https://www.wine.com.br/vinhos/nugan-estate-third-generation-shiraz-2019/prod25609.html)
Temperaturas mais amenas, seja de dia ou de noite – Churrascos tendem a ser marcados por carnes estruturadas e com boa presença de gordura. Uma escolha implacável são os vinhos tintos mais tânicos e com boa presença de acidez para ajudar na mastigação e também limpar o paladar. Com isso, independentemente se é dia ou noite, os tintos mais encorpados farão uma excelente harmonização, porém, vale lembrar que vinhos tintos harmonizam melhor ocasiões com temperaturas mais amenas. Então, se o tempo estiver muito quente e ensolarado, essa escolha não é recomendada.
Uvas como Tannat, Malbec, Syrah, Primitivo/Zinfandel e Cabernet Sauvignon são ótimas opções para esta harmonização mais estruturada. Uma ótima escolha é o vinho Atrevida Malbec 2021. Feito com frutas cultivadas em vinhedos de grande altitude e no sopé da majestosa Cordilheira dos Andes em Mendoza, Argentina, em elevações extremas de 1200 metros, o rótulo destaca como a Malbec dá origem a um vinho rico e ousado, trazendo todo o poder e concentração do Novo Mundo. Ousado, arrojado e aventureiro, a linha Atrevida une a elegância da expertise do Velho Mundo com o ímpeto dos vinhos do Novo Mundo. É um exemplar que expressa com autenticidade os marcantes vinhos Malbec argentinos de alta altitude que passam nove meses em barril de carvalho francês – sendo 10% delas de primeiro uso – para agregar mais complexidade, corpo e estrutura. Permita-se essa viagem encantadora, surpreendente e envolvente e aprecie este exemplar recebeu 90 pontos James Suckling.
(https://www.wine.com.br/vinhos/atrevida-malbec-2021/prod28283.html)
Harmonize o seu momento, atente-se às companhias, ao clima, às comidas e faça do seu churrasco um sucesso. Feliz Dia Mundial do Churrasco!
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
com informações Wine