O prefeito Edinho Araújo lançou oficialmente nesta segunda-feira, dia 22, a Rio Preto Tech Summit 2023. Promovido pela Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação) com apoio de diversas instituições, o evento vai ocorrer nos dias 3 e 4 de outubro no Complexo Swift.
Os organizadores esperam repetir o sucesso da primeira edição, de 2022, que trouxe quase 2 mil participantes ao Teatro Paulo Moura, além de ter promovido a Feira de Negócios, consolidando-se como o maior evento de tecnologia do interior paulista. Na edição de 2023, o evento será ampliado, como destacou o presidente da Apeti, Marcelo Lorencin.
“Serão dois dias inteiros de palestras e workshops e com alguns dos principais experts de tecnologia e inovação. O evento contará também com programação especial na recém-criada Arena Tech, um miniauditório para 100 pessoas para discussão de assuntos técnicos dos vários segmentos. O evento vem para provocar profissionais e empresas para essa nova economia, totalmente tecnológica”.
A Feira de Negócios terá uma estrutura ampla, para 27 estandes convencionais e 10 startups, superando em mais de 50% a Feira de 2022 (com 17 estandes e 5 startups), aumentando a possibilidade de networking e conhecimento de novos produtos e tecnologias.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Luis de Souza, destacou a parceria do Poder Público com a iniciativa privada, “união que promove o crescimento da cidade, já que o evento é voltado para a capacitação e para aquilo que a tecnologia pode trazer para Rio Preto”.
Gilberto Mariano, vice-presidente da Apeti e gestor do Parque Tecnológico, creditou o destaque obtido por Rio Preto no segmento ao “resultado da união e esforços de muitos”. Segundo Gilberto, a segunda edição vai colocar a cidade no radar do mundo. “O Tech Summit 2023 vem para consolidar um trabalho que já está sendo feito na cidade a muitos anos. É conhecimento gerado e que fica”, destacou.
Participaram do lançamento do evento o presidente da Acirp, Kelvin Kaiser; a gerente regional do Sebrae-SP, Iroá Arantes; a diretoria regional do Ciesp Noroeste Paulista, Aldina D´Amico; os vereadores Bruno Marinho, Karina Caroline e Odélio Chaves; o deputado estadual Itamar Borges; os secretários Zeca Moreira (Gabinete); Jair Moretti (Governo); Mário Soler (Comunicação); Julio Cesar Antonio Filho (Empro) e Maria Cristina de Godoi Augusto (Mulher).
Programação com nomes de peso – O Rio Preto Tech Summit trará grandes nomes para falar sobre tendências, novas estratégias e novos mercados, além dos temas mais atuais do momento, como inteligência artificial, ciência de dados, disrupção, transformação e evolução digital, conexões humanas em tempos digitais e o futuro dos negócios.
Para 2023, entre os confirmados está Miguel Nicolelis, neurocientista conhecido por seu trabalho na interface cérebro-máquina. Ele liderou a equipe que desenvolveu o exoesqueleto controlado pela mente, permitindo que pessoas com deficiência motora caminhassem usando sinais cerebrais. É considerado um dos vinte mais importantes cientistas do mundo pela revista Scientific American.
Outra personalidade que estará presente é Silvio Meira, renomado cientista da computação, empreendedor, professor universitário e escritor de diversos livros no segmento. Foi um dos idealizadores do Porto Digital, parque tecnológico e polo de inovação em Recife (PE). É um dos mais importantes palestrantes do Brasil para temas como tecnologia, empreendedorismo e transformação digital.
Também irá palestrar Walter Longo, atual sócio-diretor da UniMark e ex-presidente e responsável pela transformação digital do Grupo Abril. É um dos principais palestrantes das áreas de inovação e tecnologia no Brasil, falando sobre o futuro dos negócios no mundo digital.
Carlos Piazza, professor de MBA, especialista em negócios digitais, disrupção e aceleração digital, é outro nome do evento. É fundador da CPC uma empresa focada na economia digital e seus impactos na sociedade, 4IR, 5IR, Sociedade 5.0, gestão da inovação e tecnologias disruptivas.
Já Cezar Taurion, um dos mais importantes especialistas em tecnologia da informação no Brasil, tratará de temas como inteligência artificial, machine learning e internet das coisas.
Denise Fraga, conhecida atriz de TV, cinema e no teatro, é hoje uma das palestrantes mais requisitadas do Brasil em razão de sua autenticidade, sensibilidade e capacidade de tocar o público de forma profunda. No Rio Preto Tech Summit, irá abordar o tema “Conexões Humanas em um Mundo Digital”.
Por fim, o bom humor neste ano estará garantido com o Stand-Up de da comediante Criss Paiva, co-apresentadora de um dos maiores podcasts da internet brasileira, o Vênus.
Destaque – Para a população da Região Metropolitana de São José do Rio Preto, o Rio Preto Tech Summit se configura como uma excelente oportunidade de acesso a conteúdo e experiência só vistos em grandes eventos que acontecem na capital paulista ou em outros Estados, como o RD Summit, a FutureCom, a Campus Party e, recentemente, a WebSummit.
Realizado pela Apeti, o evento é apoiado por algumas das mais importantes entidades da região, como a Acirp (Associação Comercial e Industrial de São José do Rio Preto), o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Regional Noroeste Paulista) e o Sebrae (Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa – Regional Rio Preto).
Para fortalecer a iniciativa, a Prefeitura de São José do Rio Preto, juntamente com o Parque Tecnológico da Cidade, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, bem como a Secretaria de Educação de Rio Preto, também apoia o evento, mostrando que está no foco da cidade transformá-la em um dos principais polos de empreendedorismo tecnológico do Brasil.
O evento tem ainda o apoio do Seprosp (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo), que participa na disseminação do evento junto a instituições de ensino como ferramenta no desenvolvimento dos profissionais da área.
Inscrições – Para participar e garantir o ingresso ao evento, é só acessar o site www.rpts.com.br . Já sobre patrocínios, estandes, espaços para startups e demais assuntos, deve-se entrar em contato diretamente com a Apeti, com Diego ou Jéssica: fones (17) 99221-1102 e 98157-9569.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
com informações SMCS