A Secretaria Municipal de Educação de Rio Preto, por meio da parceria com o Projeto Viva, no Eldorado, recebeu oficinas integradas sobre educação ambiental.  Nesta última terça-feira (6), cerca de 130 alunos de 6 a 10 anos receberam orientações a respeito da separação correta do lixo reciclável, orgânico e eletrônico.

Os alunos também interagiram com personagens fantasiados de mosquito Aedes aegypti, mosquito palha e escorpião. No local havia exposição de escorpião vivo e equipamento para a visualização de animais vetores. Os estudantes receberam cartilha educativa com atividades para colorir e caça-palavras.

Por meio das oficinas, as crianças aprenderam de maneira lúdica a respeito dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Com a Defesa Civil, foram abordados temas sobre queimadas e mudanças climáticas. Os estudantes fizeram o plantio de sementes e houve ainda uma oficina específica sobre as espécies de animais que estão ameaçadas de extinção.

“A Educação abriu as portas para outras secretarias com o intuito de conscientizar os alunos sobre a importância do Meio Ambiente. O objetivo é despertar a consciência ecológica nas crianças através desses temas transversais”, explica Hederson Vinícius de Souza, coordenador executivo de Políticas Públicas da Secretaria de Educação.

A secretária do Meio Ambiente e Urbanismo, Kátia Regina Penteado Casemiro, diz que o trabalho faz parte da “21ª Semana Integrada de Meio Ambiente”.

“A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo trabalha a semana, o Dia Mundial do Meio Ambiente num processo de reflexão para todas as idades. Neste caso, junto com a Educação, que é a nossa parceira de todas as horas, nós desenvolvemos um trabalho de sensibilização onde crianças e os pré-adolescentes possam se sentir parte desse processo. A ideia é mostrar o quanto eles são importantes para fazer o mundo melhor”, informa a secretária.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

com informações SMCS

Deixe um comentário