Duas máquinas varredeiras de piso e uma lavadora de alta pressão passarão a ser utilizadas para acelerar e dar mais eficiência à limpeza e varrição do Terminal Urbano de Rio Preto. Com mais recursos técnicos e durabilidade, os equipamentos devem ampliar a produtividade e a qualidade dos serviços de higienização.
“A gestão atual da Emurb vem buscando tecnologias para agregar a prestação de seus serviços, em compasso aos mais contemporâneos equipamentos elétricos utilizados no mercado de trabalho para limpeza e higienização das diversas áreas sob administração ou prestação de seus serviços”, diz o diretor-presidente da Emurb, Rodrigo Juliano.
Ele explica que esses equipamentos reduzem a quantidade de água utilizada para limpeza dos espaços e são movidas a energia elétrica, “tornando a cidade mais sustentável, com total respeito ao meio ambiente.”
As equipes de trabalho da Emurb já estão utilizando as varredeiras elétricas para limpeza e varrição do Terminal Urbano. A lavadora de piso de alta pressão tripulada ainda está em fase de testes, para verificação da adequação as características do piso do espaço.
O técnico em Segurança do Trabalho e assessor da presidência da Emurb, Augusto Nunes, ressaltou que os equipamentos também trarão benefícios à saúde dos funcionários nos locais de trabalho, uma vez que proporcionam a diminuição da varrição mecânica e diminuem substancialmente o emprego de força física, prevenindo assim lesões por esforço repetitivo entre outras doenças ocupacionais.
“Os equipamentos elétricos vão auxiliar muito na limpeza e higienização dos espaços públicos, pois trazem economia de tempo e reduzem o desgaste físico dos funcionários do setor de limpeza e zeladoria”, disse Irene Ponce Garutti Marques, supervisora de Limpeza do Terminal Urbano.
A novidade deve garantir mais agilidade ao serviço, como reforça o Juliano. “Para se ter uma ideia, limpar todo o Terminal Urbano demandará aproximadamente três horas.”
O Terminal Urbano “Professor Manoel Antunes” recebe, em média, 50 mil pessoas por dia e é responsável por dar suporte às 80 linhas de ônibus que atendem todas as regiões do município.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
Com informações SMCS