Estimulados pelo projeto Giro na História, lançado em maio, alunos do 5º ano da escola municipal Professor Walfredo de Andrade Fogaça criaram maquetes dos prédios mais conhecidos e importantes da cidade. As reproduções são de locais que fazem parte da memória de Rio Preto, como o Complexo da Swift, Mercado Municipal, Palácio das Águas e Biblioteca Municipal.
Segundo a coordenadora pedagógica Juliana Regina Dias, o trabalho começou graças ao projeto Giro na História desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Rio Preto.
“As crianças se engajaram na proposta do Giro Na História e as professoras fizeram um trabalho em sintonia com o Currículo Paulista, principalmente nos componentes História, Geografia e Arte”, destacou a coordenadora Juliana.
A educadora informa que o trabalho começou dentro da sala de aula a partir do estudo dos patrimônios, da história que envolve esses prédios e a identidade do município, terminando com a construção das maquetes.
“A produção da maquete trouxe também a capacidade da observação da postura investigativa dos alunos, que são competências necessárias também para a formação integral da criança”, explica Juliana.
A escola organizou um sarau para receber os pais. Desta forma, foi feita uma pequena apresentação dos trabalhos e depois, uma exposição geral para toda a comunidade escolar.
Cerca de 120 estudantes participaram da construção das maquetes, auxiliados pelas professoras e pelo material didático do Giro na História, feito sob a coordenação dos professores Danilo Ferrari, Caio Ferreira e Bruna Gaspar.
Durante as pesquisas as crianças puderam compreender o que é um patrimônio histórico e cultural e a importância deles para a identidade, para a memória de um município e de um povo.
Giro na História – O projeto Giro na História é sobre São José do Rio Preto e foi desenvolvido para os alunos da rede municipal, mais especificamente para as turmas de ciclo dois, que são as turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Foram produzidos materiais didáticos sobre pontos turísticos da cidade, que são lugares de memória coletiva e que ajudam a contar a história do município. Os locais escolhidos foram o Complexo da Swift, a estação Ferroviária, o Mercado Municipal, a Biblioteca Municipal, o Palácio das Águas e o museu de Arte Primitivista José Antônio da Silva.
“A gente relacionou a história do município com temas que os alunos precisam aprender nessa faixa etária. Por exemplo: Palácio das Águas. Eles não vão estudar apenas o Palácio das Águas, eles vão estudar a origem das águas consumidas em Rio Preto, eles vão estudar sobre a importância da preservação da água, que são temas que estão presentes no Currículo Paulista, que norteia o planejamento das atividades da educação básica”, diz o professor formador Danilo Ferrari, um dos idealizadores do Giro na História.
A proposta é que as escolas que aderirem ao Giro na História promovam um passeio ao local estudado para que os alunos vivenciem na prática o que aprenderam em sala de aula para depois produzirem um podcast para documentar a experiência.
“A gente já publicou no canal do Youtube o episódio um e dois sobre as ruas do centro de São José do Rio Preto, quem são as pessoas que dão o nome para as ruas do centro e o que esses nomes podem revelar”, explica Danilo.
De maneira geral o projeto foi bem recebido pela rede municipal de ensino e pelos professores e gestores. Segundo o professor, a rede gosta de trabalhar com a história do município, tem apreço a história e a nossa cidade.
“A gente espera que a partir de agosto a adesão aumente porque os materiais foram divulgados nas escolas em maio, então os professores já tinham o planejamento feito para o primeiro semestre. Agora que eles já conhecem o projeto, a gente acredita que essa adesão aumente no segundo semestre”, salientou Danilo Ferrari.
Escolas que aderiram ao projeto Giro na História
EM Joana Casagrande Vinha, EM Prof.ª. Olga Mallouk Lopes da Silva, EM Dr. João Jorge Sabino, EM Antônio de Souza, EM Flávio Fasanelli Rodrigues, EM Walfredo de Andrade Fogaça, EM Vera, EM Francisco Felipe Caputo.
Vídeos
A apresentação sobre o Giro na História pode ser conferida pelo vídeo disponível no canal do YouTube da SME, através do link:
https://www.youtube.com/watch?v=5uRQ3xgK098
Dois pequenos vídeos sobre as pessoas que dão nomes às ruas da cidade podem ser assistidos nos links:
https://www.youtube.com/watch?v=403X5-6fRw4
https://www.youtube.com/watch?v=8jz7N6ugz3I
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
Com informações SMCS