O Sindalquim (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Químicas e Farmacêuticas) finalizou os Acordos Coletivos em 13 das 15 unidades do Etanol que tem como data base o dia 01º de maio.
João Pedro Alves Filho, presidente do Sindalquim, destaca que no que diz respeito das negociações feitas por eles mais de 98% dos Acordos já foram fechados e estes estão sendo encaminhados para o sistema mediador para ser homologado. “Em todos estes Acordos já fechados o percentual foi acima inflação acumulada variando de 4 a 4,5% e buscamos também aumento real no Tíquete”. Lembrando que o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do período foi de 3,83%.
Em aberto – Falta apenas a conclusão das negociações em duas plantas que pertencem ao mesmo grupo econômico.
Rejeitado – Em assembleia realizada pelo Sindalquim nestas duas unidades os trabalhadores rejeitaram a proposta da empresa que é de apenas repor o INPC. “Tanto nós, sindicato, como os trabalhadores estamos esperando que a empresa apresente uma nova proposta para que possamos voltar a conversar com os trabalhadores para podermos concluir as tratativas”, finalizou Alves Filho.
Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal do Trabalhador