Ter um animal de estimação traz muita alegria para os tutores, principalmente quando eles estão felizes e saudáveis, e, para isso, é muito importante garantir que a carteirinha de vacinação esteja atualizada, com todas as vacinas em dia. A vacinação em cães e gatos é uma forma de proteger a saúde de todos que convivem com eles, principalmente dentro de casa. Além, claro, é critério básico para que o animal possa ir a parques, pet shops, frequentar creches e poder ter contato com outros animais com segurança.
São muitos os benefícios das vacinas para os nossos pets, como comenta a veterinária, Bruna Mendonça, da Bicho Prime, de Rio Preto. “Protegem contra os agentes circulantes dessas doenças, previnem doenças graves que podem ser transmitidas para os humanos (zoonoses), protegem o animal de estimação contra doenças infecciosas que podem levá-los ao óbito. Proporcionam vida longa e saudável para os pets, garantindo uma proteção contra doenças que podem chegar por vírus, bactérias, entre outros microrganismos, aumentando assim a expectativa de vida do animal”.
A médica veterinária explica que cães e gatos possuem um esquema vacinal de acordo com suas espécies e fases da vida. “O protocolo vacinal de um filhote é diferente para animais adultos. A vacinação é anual e só pode ser realizada por um veterinário. Algumas vacinas são obrigatórias, sendo essenciais para a saúde do animal. O profissional poderá definir o protocolo da vacinação do animal, tendo como base o estilo de vida, viagens em que o pet acompanha os donos e sua localização geográfica, entre outros critérios”. Entre as vacinas para cães podemos destacar a V10, Raiva, Gripe, Giárdia V e para gatos, as de raiva, Quíntupla felina ou Quádrupla felina.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
Com informações Assessiva