A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto, inicia nesta terça-feira, dia 25, o mutirão para coleta de Papanicolau. O objetivo é mobilizar as coletas e promover a prevenção do câncer de colo de útero por meio de seu diagnóstico precoce.
“Estamos convocando mulheres entre 25 e 64 anos, que não realizaram o exame de Papanicolau nos últimos três anos, para agendar o procedimento em uma unidade de saúde mais próxima de sua residência. O município estima que 17 mil mulheres não realizaram a coleta do exame”, salientou a enfermeira e assessora especial da Saúde, Paula Sodré.
As munícipes de Rio Preto poderão solicitar agendamento em uma das 29 UBSs da cidade, apenas com os documentos pessoais e comprovante de residência. A Prefeitura também preparou um mutirão noturno para atender mulheres que não conseguem realizar o procedimento durante o horário comercial.
Vacinação – No dia de atendimento noturno para o mutirão do papanicolau, as unidades de saúde também vão abrir as salas de vacina para vacinação de rotina de menores de um ano (VIP, pentavelente e hexavalente). O objetivo é ampliar o acesso da população e aumentar as coberturas vacinais de rotina do público infantil, que, no momento, estão, em sua maioria, abaixo das metas do Ministério da Saúde. Os responsáveis devem comparecer às unidades com documentos pessoais da criança e carteira de vacinação.
Papanicolau – O exame de Papanicolau é a principal estratégia para identificar se a paciente tem ou não alterações celulares características do câncer de colo de útero. Se identificado precocemente, reduz as chances de mortalidade pela doença. A coleta também pode detectar outros tipos de doenças, como HPV, clamídia, sífilis, candidíase, entre outras. O exame é rápido e indolor.
Recomendações – Esse exame é indicado para mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos. Para garantir mais eficácia, a paciente não deve ter relações sexuais nos dois dias anteriores à data do exame, evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais, anticoncepcionais locais (anel vaginal, DIU etc.) 48 horas anteriores à coleta. A paciente também não deve estar menstruada. As gestantes podem realizar o exame sem prejuízos ao bebê.
Confira a programação de noite preventiva:
- UBS Cidade Jardim Atendimento até às 20h no dia 25 de julho
- UBS Solidariedade Atendimento até às 20h no dia 26 de julho
- UBS João Paulo II Atendimento até às 19h30 no dia 26 de julho
- UBS Cidadania Atendimento até às 19h no dia 26 de julho
- UBS Maria Lúcia Atendimento até às 20h no dia 26 de julho
- UBS Vila Toninho Atendimento até às 19h no dia 26 de julho
- UBS São Francisco Atendimento até às 20h no dia 27 de julho
- UBS Caic Atendimento até às 20h no dia 27 de julho
- UBS Renascer Atendimento até às 19h no dia 1º de agosto
- UBS Lealdade Atendimento até às 19h no dia 9 de agosto
- UBS Nova esperança Atendimento até às 19h30 no dia 9 de agosto
- UBS Anchieta Atendimento até às 19h no dia 18 de agosto
- UBS Vila Mayor Atendimento até às 20h no dia 25 de agosto
- UBS Vila Estoril Atendimento até às 20h no dia 24 de agosto
- UBS Jardim Gabriela Atendimento até às 19h no dia 24 de agosto
- UBS Talhado Atendimento até as 20h nos dias 9 de agosto, 13 de setembro, 4 de outubro, 8 de novembro e 6 de dezembro
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
com informações SMCS