As merendeiras e demais profissionais que participam da produção da alimentação escolar na rede municipal de Educação de São José do Rio Preto concluíram capacitação nesta semana, uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento denominada “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”.

O treinamento é realizado periodicamente, nas férias escolares de julho e janeiro, a fim de padronizar e qualificar o atendimento às crianças das creches e escolas municipais.

“São abordados temas relativos a vigilância sanitária, segurança do processamento dos alimentos, recebimento de mercadorias, armazenamento de perecíveis e não-perecíveis, orientações sobre cardápios e preparações, uso dos equipamentos de proteção individual”, explica a nutricionista Carolina Landell, do Departamento de Nutrição e Alimentação Escolar da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Uma novidade nesta edição do treinamento foram as orientações sobre a oferta de fórmulas infantis em substituição ao leite de vaca para crianças de até 1 ano (berçário 1).

Ao todo, participaram do treinamento 400 merendeiras e 15 nutricionistas da empresa prestadora dos serviços à Prefeitura, além das nutricionistas que compõem a equipe técnica do departamento.

O curso foi ministrado por profissional técnico da contratada no auditório do Recinto de Exposições, onde fica a Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Para melhor acomodação do público, os participantes foram divididos em cinco grupos realizados nos dias 20, 21 e 24 de julho.